Passeando com seu cão – parte 2

Na primeira parte deste post te mostrei como você pode acostumar o cachorrinho a sair. Se isso ainda não foi suficiente para te convencer sobre a necessidade do passeio, continua lendo.

Você sai de casa pela manhã, se comunica com seus colegas de trabalho, se exercita caminhando pelas ruas ou malhando na academia, passa bons momentos com seus amigos, etc. Enquanto isso, o que seu cachorrinho fez? Passou o dia perto da porta, esperando você chegar.

Percebeu a diferença?

Se coloca no lugar do seu dog e pensa como deve ser chato passar 24 horas por dia dentro de casa, 7 dias por semana.

Benefícios do passeio:

1 – Gastar energia

Todo ser vivo, humano ou bichinho, tem energia e precisa gastá-la. Caminhar no passeio dá chance ao peludo de gastar a energia que fica só se acumulando enquanto ele está quietinho em casa. Caminhando regularmente, o dog não “precisará” mais gastar energia destruindo coisas em casa ou latindo loucamente cada vez que ouve um barulho no corredor do prédio.

Galileu, meu cachorro mais velho, destruiu sapatos, móveis e livros enquanto estava tomando as primeiras vacinas e não podia caminhar na rua.

2 – Melhorar a condição física

Não é só você que precisa se exercitar para melhorar a saúde. Seu cão também precisa. Eles podem desenvolver os mesmos problemas de saúde que a gente: diabetes, obesidade, pressão alta, problemas de coluna, etc. Se fazer exercícios faz bem pra você, também fará para ele, respeitadas idade e condição física. Não fique achando que seu dog de 12 anos e totalmente sedentário poderá sair pra correr com você amanhã. Consulte o veterinário e pergunte quais exercícios estão liberados. Comece aos poucos e também considere a vontade do peludo.

Galileu já é um cão idoso – está com 12 anos – mas ainda gosta de dar umas corridinhas curtas na rua e adora caminhadas longas quando a temperatura está amena.

3 – Se comunicar com seus pares

Você adora trocar mensagens pelo Whatsapp, né? Seu cachorro também se amarra em trocar mensagens através do xixi. Eles saem pela rua cheirando tudo pelo caminho. Como o olfato canino é super apurado, pelo cheiro do xixi eles sabem um monte de coisas sobre o dog que fez. Depois de cheirar, eles deixam uma mensagem para ser “lida” pelo próximo focinho.

4 – Socializar

O cão é um animal social, o que significa dizer que precisa do convívio com outros da espécie. Aposto que você conhece um dono que diz: “meu cachorro pensa que é gente”. Isso é o que acontece quando o dono não permite que o animal socialize com seus pares. E isso não é natural! Cachorro tem que fazer amizade com outros cães, brincar com aqueles que gosta, manter distância daqueles que não gosta. Isso sim é normal.

5 – Melhorar a relação com o dono

Passear com seu peludo aproxima vocês. A caminhada reforça o sentimento de matilha e sua posição como líder. Além disso, vocês podem conversar durante o passeio – eu faço isso 🙂

Tá esperando o que pra começar já a passear todo dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *