3 coisas que você achava que sabia sobre cães

Sempre amei cachorros, mas foi só quando Galileu entrou na minha vida que me dei ao trabalho de aprender sobre eles. Algumas coisas aprendi em livros, outras com adestradores e outras foi Galileu que me ensinou. Neste post vou usar esse conhecimento para derrubar 3 mitos nos quais você certamente acredita. 😛

Mito 1 – a natureza criou o cachorro

A gente imagina que foi a natureza (ou Deus, dependendo da sua crença) que criou todos os bichos, né? Isso não se aplica aos cães, que foram criados pelos seres humanos. Como a gente não tem o poder de criar matéria do nada, usamos os lobos como ponto de partida. Alguns lobos se aproximavam dos humanos primitivos com objetivo de se alimentar dos restos de comida. Com o tempo, os lobos mais dóceis começaram a interagir com as pessoas e alguém teve a ideia de cruzar lobos com certas características que apreciava mais. Esses cruzamentos planejados deram origem aos cães e depois às diversas raças.

Mito 2 – cachorro não precisa trabalhar

A gente olha aquela bolinha de pelos deitada confortavelmente no sofá e acha que isso é tudo que ele quer da vida. Errado. Tudo bem que cães são excelentes companhias, mas foram criados (ver mito 1) para trabalhar. Até hoje existem lugares no mundo em que os cachorros desempenham tarefas cruciais, como em fazendas. Mesmo nas áreas urbanas existem os cães que trabalham na polícia, os cães-guia de deficientes visuais. Você pode não acreditar, mas sua shi tzu fofinha possui nos genes o mesmo instinto de trabalho que o mais destemido cão farejador de drogas no aeroporto. Aí os cães que nunca recebem uma ocupação acabam frustrados.

Mito 3 – cachorro não precisa ir na rua

Acho que esse é o mito mais polêmico dos três. Sei que existe muita gente que NUNCA leva o cachorro na rua. Alguns moram em casa com quintal e acreditam que o espaço é suficiente para o dog se exercitar. Outros têm pequenos cães em apartamento que não saem para não pegar pulgas (neste momento ouço na cabeça a frase “ele/ela tem até medo de sair na rua”). Acontece que cachorros são animais migratórios. Lembram da origem nos lobos? Eles caminham quilômetros todos os dias para caçar e patrulhar o território. Sua pequena shi tzu possui o mesmo instinto de migrar. Provavelmente ela não aguentará andar vários quilômetros em um só dia, mas ainda assim precisa caminhar.

Bjs e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *