Ensaio fotográfico de Natal com pets

É costume nos Estados Unidos fazer cartões de Natal com uma foto temática da família. Quando aprendi isso gostei da ideia, mas como não gosto de ser fotografada, resolvi adotar o costume com uma adaptação: fazer fotos dos meus cães.

Se você também achou legal a ideia de fotografar seu pet, continua lendo este post para ver as dicas.

1 – Cenário

Monte um cenário natalino para ambientar seu ensaio fotográfico. Vale usar o pinheirinho, enfeites, luzinhas. Uma toalha de mesa de Natal pode servir de fundo. No final do ano lojas de tecidos vendem tecidos com estampas natalinas, alguns bem baratinhos. Você pode comprar 1,5 m ou 2 m pra usar de fundo nas fotos.

Se seu pet for um cão de pequeno ou médio porte, como os meus, não monte o cenário em lugar alto, como uma mesa. Se o dog pular vai acabar se machucando. Costumo montar meus cenários sobre um sofá.

Cão Noel

2 – Luz, luz, luz

Fotografia é luz, então para fazer fotos legais você precisará de luz natural. Monte seu cenário próximo à maior janela da sua casa e faça as fotos em um horário em que não esteja batendo sol direto. Sol direto é luz “dura” e cria sombras muito marcadas, que não ficam bonitas na imagem. Se não for possível evitar o sol entrando pela janela, cubra-a com papel manteiga. Ele filtrará a luz, deixando-a suave.

IMG_1915

3 – O modelo felino

Seu pet será a grande estrela do ensaio fotográfico, então ele precisará estar no clima. Antes de pensar em fazer as fotos, deixe que seu gato se acostume com o cenário por alguns dias. Caso contrário, ele poderá ficar com medo de algum elemento do cenário e você nem conseguirá fotografar.

Depois disso você precisará escolher o momento certo. Quem tem gato sabe que em alguns dias em que eles simplesmente não estão a fim rsrs Você poderá escolher fotografar o bichano quando está com vontade de brincar, ou quando está dormindo. Isso também vai depender da idade e da personalidade. Se optar pela brincadeira, peça que alguém estimule o gatinho com uma vara com brinquedo na ponta (o brinquedo pode ser um enfeite de Natal) ou com uma bolinha de papel. Enquanto o gato demonstra toda sua beleza felina brincando, você vai clicando. Faça muitas fotos e depois escolha as melhores.

Annita no Natal

4 – O modelo canino

Seu cãozinho também precisará entrar no clima para a seção fotográfica. Dependendo do cão, pode ser necessário acostuma-lo com o cenário antes. No dia em que for fazer as fotos, primeiro leve o dog para um passeio. Será muito mais fácil fotografar quando ele estiver cansado e relaxado. Deixe o cachorro beber água quando voltar e seque o focinho, principalmente se for peludo. Em seguida dê uma escovada no pelo pra ficar bonito. Se ele estiver acostumado a usar roupas e acessórios, vale vestir uma roupinha de Natal e/ou um gorrinho de Papai Noel. Uso muito com meus cachorros tiaras feitas para crianças (são menores), como essa com chifres de rena ou a que comprei este ano, com carinhas de Papai Noel.

cartão Bruno

Você pode fazer fotos descontraídas, enquanto seu cão brinca com os enfeites do cenário.

20151115_143716000_iOS

Ou fotos posadas. Estas são mais fáceis quando o cachorro obedece o comando “fica”.

Cão de Natal

Para conseguir uma carinha expressiva, peça para alguém atrair a atenção do modelo, ficando atrás da câmera com um brinquedo que ele goste ou um desses que tem apito.

Faça muitas fotos e depois escolha as melhores.

IMG_2820

5 – Edição

Depois de deletar as fotos que ficaram tremidas, borradas ou estranhas, edite as que sobraram. Se fotografar com câmera, pode usar o site Pic Monkey, que é gratuito, pra fazer recorte (crop), clarear a imagem (exposure), melhorar as cores (colors) e a nitidez da imagem (sharpen). Quando salvar (save), escolha a maior resolução (sean) para garantir que a impressão tenha qualidade.

Se fotografar com smartphone, edite as fotos com um bom app, como o VSCO. Salve na resolução máxima.

IMG_1920

6 – Impressão

Você pode colocar as fotos em um pen drive e levar pra imprimir em gráfica rápida, ou utilizar algum serviço on line de impressão. Imprimir em casa também vale. Seja qual for sua escolha, utilize papel fotográfico glossy (brilhoso). Acho super chique foto em papel matte, mas foto de Natal combina com papel brilhoso.

Nos próximos posts vou te mostrar ideias para utilizar suas fotos natalinas para enfeitar a casa e presentear amigos e familiares.

Bjs e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *