6 dicas para fotografar seu pet

Ontem foi Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Gosto muito de São Francisco porque ADORO bichos 🙂

Fotografia é um dos meus hobbies, então nada melhor que juntar as duas paixões e fotografar animais.

Fotografo qualquer bicho que aparece na minha frente, mas os mais frequentes são cães e gatos.

Todos os anos faço um ensaio fotográfico de Natal com meus cachorros e uso as fotos para fazer cartões e outros presentes para os amigos.

Já tive um pet shop e costumava fazer uma promoção que os clientes adoravam. Em épocas de festas o peludo ganhava uma foto temática depois do dono fazer compras. Os donos gostavam muito porque não conseguiam tirar boas fotos em casa. Alguns encomendavam várias cópias porque todos na família queriam guardar uma foto do mascote!

Em homenagem ao Padroeiro dos animais, vou te dar 6 dicas para fazer melhores fotos do seu bichinho.

Dica 1:

Você não precisa de uma câmera cara pra fazer boas fotos.

A diferença entre a câmera cara e a câmera do seu celular é o modo automático. A cara te dá a possibilidade de fazer ajustes manualmente. A câmera do celular é programada para facilitar sua vida ajustando tudo pra você. O que te ajuda, também te atrapalha. Os ajustes automáticos em geral não produzem uma imagem interessante.

Então não dá pra fazer foto legal com celular? Dá sim. É só baixar um app que te permita fazer ajustes.

Esta foto foi feita com um iPhone 5S, no app Camera+.

 

Dica 2:

Nunca fotografe de pé.

A maior parte das pessoas fica de pé e tira fotos do bicho no chão, fazendo ele parecer pequenininho. Perspectiva é uma coisa cruel mesmo. 😛

Então utilize-a a seu favor e se abaixe ao nível do modelo. O pet vai parecer grande, bonito.

Pra fazer esta foto fiquei de quatro do chão, com a cabeça abaixada perto da gata e a bunda levantada. Meu sobrinho, dono da gata, me zuou muito kkkk

 

Dica 3:

Fotografe de perto.

Você vê seu cachorrinho deitado em uma pose super fofinha, pega o celular e fotografa. Quando olha o resultado na tela não vê fofurisse nenhuma. Como pode? Seu erro foi tirar a foto do mesmo ponto de vista em que viu a cena. A câmera não “vê” com olhos humanos. Ela “vê” bidimensionalmente e seus olhos, tridimensionalmente.

Você compensa isso chegando perto do modelo, acrescentando tridimensionalidade à imagem.

 

Dica 4:

Escolha um fundo limpo.

Você compra uma roupinha super bonitinha para o Totó e quer postar uma foto na rede social. Veste a roupinha nele e faz o clique, sem nem reparar que também fotografou o sofá, seu marido sentado nele, a mesinha de centro cheia de coisas em cima, o tapete estampado e mais um monte de coisas. Ninguém comenta sobre a roupinha na rede social porque ninguém nem percebeu que era o assunto da foto (alguns sequer viram o cachorro no meio de todas aquelas coisas).

Uma boa foto deve ter assunto claro. Quem olha deve logo perceber o que você quis fotografar. Antes do clique observe tudo, eu disse TUDO, que está no enquadramento. Quanto menos coisas, mais claro fica que o assunto é o pet.

 

Dica 5:

Não use flash.

Flash deveria ser proibido para fotógrafos iniciantes rsrs

Agora falando sério, a melhor luz é sempre a natural. Não é pra colocar o peludo sob o sol de meio dia, que irá produzir sombra dura. Sol baixo ou a luz natural que entra pela janela produzem imagens melhores.

Se quer fotografar dentro de casa e a luz natural não é suficiente, use uma luminária. A luz lateral é sempre mais interessante que a luz que vem de cima.

 

Dica 6:

Capture a expressão certa.

Cães e gatos são muito expressivos, mesmo com o rosto coberto de pelos kkkk Você só precisa ter paciência para esperar pelo olhar certo antes de clicar. Ou então consiga a atenção dele.

Assobie, use brinquedos que fazem barulho, ou comida.

brasil
Eles não estavam assistindo o jogo. Meu marido segurava um biscoito acima da TV.

Outro modo de “provocar” olhares expressivos e posições divertidas é dando um ossinho ou brinquedo para o cãozinho se distrair, enquanto você fotografa.

Ge

Ge

Ge

Coloca essas dicas em prática e depois me conta nos comentários se suas fotos não ficaram bem melhores!

Se quiser ver mais imagens para se inspirar, visita meu Instagram ou meu Flickr.

Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *