Raças de cães: Poodle

Já contei pra vocês que sou mãe de cachorro e que meu filho mais velho é um poodle.

A raça é uma das mais populares no Brasil. Repara só como tem gente na rua passeando com poodle!

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, a raça foi criada na França e pertence ao grupo dos cães de companhia.

Curiosamente, em sua origem a raça foi usada para trabalho, recuperando caça na água. Dessa função surgiu a tosa leão, aquela clássica, na qual os órgãos vitais e as articulações são protegidos pela pelagem densa para suportar a água gelada, e o restante do pelo é raspado para facilitar a natação.

Galileu, que detesta água fria, estaria ferrado como cão de trabalho rsrs

A pelagem encaracolada dá um certo trabalho para ser mantida bonita, pois necessita escovação e tosa frequentes. No entanto, tem vantagens: não cheira mal e não solta fios. Galileu já precisou passar mais de 1 mês sem banho e não ficou com aquela famosa morrinha de cachorro. De acordo com o padrão da raça, a pelagem deve ser de uma cor só, preto, branco, marrom, cinza ou abricó (avermelhada).

Eu achava que latir muito era característica da raça, mas aprendi que não. O excesso de latidos é um desvio no padrão. Agressividade é considerada uma falta desqualificante, assim como excesso de timidez.

Para evitar esses desvios de padrão é importante escolher um bom criador. Infelizmente, quando os poodles ficaram na moda, muitas pessoas se auto-denominaram criadores e saíram vendendo filhotes sem qualquer critério na criação.

Photobombing the computer

Uma foto publicada por Rachel Barbosa (@rachelbarbosa) em

Agora vem o melhor sobre o poodle. É uma raça cheia de energia e disposta a fazer qualquer coisa com o dono. Na classificação de inteligência das raças está em segundo lugar, superado apenas pelo border collie.

Conheço muitos pais de poodles que se queixam dos cães chatos e cheios de manias. Aí você pergunta e descobre que são cães que não foram socializados quando filhotes e passam os dias fechados em casa. Leve seu poodle com você pra todos os lugares desde que ele for filhote e terá a melhor companhia para todos os momentos.

Galileu adora ir comigo ao escritório, em viagens, trilhas no mato, restaurantes, passeios de bicicleta, lan houses e até museus!

Passeio de saveiro em Paraty
Passeio de saveiro em Paraty

 

Poodle só têm um problema. Por ser muito inteligente, logo aprende como manipular o dono para conseguir o que quer. Se percebe que o dono cede quando ameaça morder, passa a controlar assim. Fique atento com seu filhote e nunca demonstre medo.

Galileu descobriu que isso não funciona comigo, então tenta me manipular usando charme canino. Às vezes consegue. kkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *