4 motivos para adestrar seu cachorro

Quando alguém me conta que tem um cachorro que não sabe se comportar, eu sempre pergunto: “já pensou em adestrar seu cão?” Em geral a reação é negativa/evasiva.

Acredito que a causa para essa reação seja um pré-conceito contra adestramento. Acho que as pessoas pensam em um dog meio robotizado quando ouvem a palavra ADESTRAMENTO. Mas vou te mostrar que não é nada disso.

Veja aqui 4 bons motivos para adestrar seu cão.

1- Cachorro precisa trabalhar

Por mais que a gente goste de dar vida boa para nossos cãezinhos, eles são feitos para trabalhar. Mesmo o mais fofo poodle é um animal criado para o trabalho. Para seu cão, trabalhar é cumprir qualquer tarefa que você der, portanto, seguir comandos é um trabalho.

Cachorro sem trabalho fica entendiado, sem estímulo mental e pode arrumar sozinho uma tarefa para fazer, como latir para todo e qualquer som que escutar no corredor do prédio, atacar as visitas que invadem o território, destruir os brinquedos que você compra com tanto carinho.

2- O processo do adestramento torna você e seu cão mais ligados

Tá certo que seu cachorro te ama de graça, mesmo sem que você dê a ele um bom motivo. Mas o adestramento vai fazer com que teu cão te veja como um humano bom pra caralh* Você vai guia-lo em um processo de aprendizagem e isso fará com que ele passe a confiar em você e te admirar. Além disso, o adestramento melhorará a comunicação entre vocês.

3- É mais seguro sair na rua com um cão adestrado

A coleira e a guia são as únicas coisas que impedem que um cachorro não adestrado saia correndo durante o passeio e nunca mais volte; ou que brigue com outro dog; ou que atravesse a rua e morra atropelado. Já vi dono que, para tentar evitar esses desfechos trágicos, coloca 2 ou 3 guias no cachorro. Infelizmente elas não servirão de nada se escorregarem da mão e o bicho sair correndo.

O cão adestrado terá menos motivos para sair correndo para longe do dono porque confia nele e o vê como seu “porto seguro”. Mas ainda que a guia escorregue da mão e ele pense em correr atrás da cadelinha lá na esquina, você terá um comando para usar e evitar que se afaste.

Uma vez parei o carro perto da escolinha de adestramento, deixei Galileu com o adestrador na porta e voltei para estacionar. A guia escapuliu e Galileu começou a correr para o meio da rua. O adestrador gritou meu nome para que eu me virasse. Imediatamente compreendi a situação e comecei a chamar o Galileu. Ele, que ainda estava sendo adestrado, atendeu o chamado e correu pra mim. Imaginou o que teria acontecido se ele não houvesse aprendido no adestramento a vir sempre que chamo?

4- Você pode tirar onda com parentes e amigos

Todo mundo A-D-O-R-A ver cachorro fazendo truques. Naqueles almoços de família ou reuniões com os amigos em casa, você pega uns petiscos e chama seu cão para mostrar os truques que aprendeu. O pessoal vai fazer “ohhh, que bonitinho!”, mesmo que o truque seja simples, como um “hi five”. O cachorro vai amar ganhar petiscos e elogios, e você vai ficar se achando rsrs

Vale dizer que cão de qualquer idade pode ser adestrado. Não tem essa de que “ele tá muito velho pra aprender”

Procure indicações de bons adestradores e informe-se sobre o método adotado. Os mais antigos eram baseados no adestramento militar. Hoje em dia muitos profissionais utilizam métodos mais modernos, baseados no reforço positivo e não na punição.

Acompanhe as aulas de adestramento ou opte por aulas em grupo. Não adianta entregar o cachorro na mão do adestrador e ficar de fora, porque assim o laço será criado com o profissional, não com você.

Bjs e até o próximo post.

2 thoughts on “4 motivos para adestrar seu cachorro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *