Organize-se: Destralhe

Feliz Ano Novo!

Como foram de Reveillon? Finalmente 2016 terminou e vocês, como eu, devem desejar que 2017 seja um ano melhor. Tem que ser, né?

Vamos aproveitar esse desejo de renovação pra falar sobre destralhe.

Em 2014 conheci o método Fly Lady de organização e limpeza. Uma das primeiras coisas que aprendi foi: não dá pra organizar tralha. O que é tralha? Aquele monte de coisas que a gente vai juntando em casa, mas nunca usa. Toda casa tem uma gaveta de bagunça onde as pessoas jogam tudo que não sabem onde colocar. Às vezes essa gaveta é um quarto inteiro! Uma tia minha tinha um sítio e transformou a casinha dos fundos em gaveta de tralha 😳

Fly Lady fala que é preciso destralhar a casa pra que você consiga organizar e limpar o que é realmente importante. Quando a gente se inscreve pra receber a newsletter do site, recebe 30 dias de emails com missões e várias delas são sobre destralhar. O método tem dois estágios e a gente só passa para o segundo – limpeza detalhada de cada uma das Zonas – quando consegue destralhar a casa toda.

Cresci em uma família que tinha várias “gavetas” de bagunça e achava que aquilo não fazia o menor sentido. Por esse motivo, desde que passei a ter meu próprio apartamento, decidi que nunca teria uma gaveta de bagunça. Foi só quando comecei a cumprir as missões de destralhamento que percebi que tinha tralha pra caramba (ainda que estivesse parecendo arrumadinha dentro dos armários)!

Comecei a me desfazer de roupas que não serviam mais ou que não gostava, sapatos que não usava porque machucavam os pés, brincos e colares que escureceram, utensílios de cozinha nunca utilizados, livros que não voltaria a ler, itens de decoração que nem achava bonitos mas mantinha porque foram presentes, e mais um monte de coisas. Percebi que já havia gasto uma fortuna ao longo dos anos comprando coisas que agora não serviam nem pra doação e foram para o lixo, literalmente. Foi um choque e tanto de realidade. Quanta coisa melhor eu poderia ter feito com aquele dinheiro… 🙁

Mas não me deixei abater porque a redução da tralha realmente tornou a casa mais fácil de limpar. Costumava ter um monte de itens de decoração sobre os móveis, muitos dos quais nem gostava mas, como falei antes, mantinha por terem sido presentes. Tirar tudo aquilo pra limpar os móveis dava a maior preguiça. Tirar pó dos itens, então, era um saco. Depois de destralhar ficou molinho limpar a escrivaninha ou a bancada do banheiro quase vazias.

Venho fazendo o destralhamento desde então. É um processo contínuo. Às vezes a gente não tá preparada emocionalmente pra desapegar de um determinado item no momento, mas 6 meses depois consegue. Faz um tempo que destralhei meus DVDs. Semana passada eles passaram por novo destralhamento e nem consegui lembrar porque habia mantido alguns deles. Aos 16 anos comecei a trabalhar e comprei um violão. Tentei aprender a tocar, mas as cordas machucavam muito os dedos e parei. Até hoje não me desfiz. Sei que um dia terei que tomar uma decisão: aprender a tocar ou me desfazer do violão. Enquanto esse dia não chega, ele continua no armário da lavanderia.

Faça um favor a você mesma e comece ainda hoje a destralhar. Escolha um cômodo ou armário, ative o timer do smartphone pra 15 minutos e comece a destralhar. Separe coisas pra jogar fora, pra doar/vender e pra manter. Quando o timer terminar encerre o destralhamento por hoje. Repita os passos amanhã em outro cômodo e continue repetindo todos os dias.

Cuidado pra não cometer um erro que às vezes eu cometo. Separo coisas pra doar na igreja ou anunciar no OLX/Mercado Livre/Enjoei, coloco num cantinho e vou deixando, deixando, deixando. Ultimamente passei a adotar uma nova estratégia. Em vez de deixar em um cantinho, coloco em algum lugar bem visível em que as coisas me atrapalham. Assim não posso ir deixando. Está funcionando. Fiz meu marido carregar duas sacolas de roupas quando fomos à missa de Natal kkkkk

Ano Novo, vida nova (com menos tralha)! Aproveita pra dar uma olhada na minha lojinha no Enjoei. Vai ver você está precisando de alguma coisa que eu estou vendendo por lá.

Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *