Organize-se: Fly Lady

Como contei no post anterior, enquanto tive faxineira, cuidar da casa não foi problema. Tereza era excelente! Vinha uma vez por semana, limpava o apartamento, passava as roupas, brincava com meus cachorros e ainda fazia gostosuras. Ela sabia que meu doce favorito é torta de limão. Às vezes fazia uma sem que eu pedisse. Quando eu chegava em casa tinha a alegre surpresa de encontrar uma torta de limão na geladeira.

Ela tinha diabetes de difícil controle, embora seguisse a dieta à risca. Com 58 anos foi internada após um AVC. Teve dois infartos e faleceu. Tereza trabalhou pra mim por 15 anos. Depois de superar a perda, precisei decidir o que faria com a casa.

Tentei uma ou duas faxineiras, mas não me adaptei e resolvi que eu mesma faria o serviço. Estabeleci que sábado seria o “dia da faxina” e não deu certo. Quando limpava, ficava morta de cansaço e cheia de dores nas costas no final do dia. Quando surgia um convite ou compromisso, não limpava e a casa ficava um caos.

Tentei que meu marido dividisse o serviço comigo. Preparei uma lista de tarefas e pedi que ele escolhesse o que queria fazer. Eu fazia minha parte e o apartamento só ficava 50% limpo porque meu marido não fazia a parte dele.

Um dia descobri na internet o sistema Fly Lady. Li alguma coisa sobre ele em um blog e decidi ir à fonte para saber mais: FlyLady.net. O site é todo em inglês e precisei consultar no dicionário os significados de algumas palavras – nomes de equipamentos de limpeza e produtos. Achei a ideia fantástica!

Para resumir, o fundamento do sistema Fly Lady é quebrar a limpeza em pequenas tarefas de 2ª a 6ª feira, assim no final de semana você está livre para aproveitar sua casa limpa e organizada. Bom, né?

Aí você vai dizer: trabalho fora, vou ter que limpar a casa toda à noite? A casa toda não, você vai limpar por zonas.

Fly Lady divide a casa em 5 zonas e atribui cada uma delas a uma semana do mês. A Semana 1 é dedicada à entrada, à varanda da frente e à sala de jantar; a Semana 2, à cozinha, despensa, lavanderia e varanda dos fundos; Semana 3,  banheiro, quarto das crianças, quarto extra e quarto/oficina de artesanato; Semana 4, suite do casal e closet; Semana 5, sala de estar, sala íntima ou sala de TV. Em cada semana do mês você se dedica a limpar as áreas designadas.

Outro princípio básico Fly Lady é que não dá pra limpar um ambiente cheio de tralhas, por isso para implementar o sistema na sua casa você é convidada a destralhar cada uma das Zonas. Não tudo de uma vez, claro. Você se inscreve para a newsletter e recebe por email os Baby Steps. São missões que em 30 dias irão te ajudar a destralhar a residência. Dependendo da quantidade de tralha existente, esse tempo não será suficiente. Não tem problema. Você continuará recebendo emails semanais com missões, uma para cada dia da semana (de 2a a 6a apenas, finais de semana são para descanso). Quando terminar de destralhar, você passará a executar as Detailed Cleaning Lists, que são as listas com a limpeza profunda a ser executada em cada semana do mês.

O terceiro princípio básico é a criação de hábitos. Meu marido tem costume de colocar sobre a mesa de jantar tudo que trás da rua. Ele é professor, então isso inclui uma quantidade enorme de provas e trabalhos. Eu deixava aquela bagunça acumular e no final de semana passava quase uma hora só colocando nos lugares corretos as coisas que haviam se acumulado sobre a mesa. Uma mesa como a minha é o que Fly Lady chama de hot spot. Um dos hábitos ensinados pela Fly Lady é diariamente apagar esses incêndios nos hot spots. Agora guardo todos os dias o que é largado sobre a mesa de jantar. Outro hábito que aprendi foi criar uma rotina de limpeza matinal e outra noturna. Ao levantar já saio do quarto levando para o cesto no banheiro as roupas sujas e deixando a cama arrumada.

O sistema é altamente adaptável ao seu tipo de residência, seu estilo de vida, se trabalhar fora, se trabalhar em home office ou se for dona de casa. Se tiver um marido mais participante que o meu ou se tiver filhos, melhor ainda porque pode dividir as tarefas com eles. Foi o que devolveu os finais de semana à minha vida. Nunca mais precisei sair correndo pra preparar a casa para uma visita inesperada. Em algumas ocasiões o apartamento pode não estar tão limpo quanto um quarto de hospital, mas está sempre apresentável.

Visita o site FlyLady.net, se inscreve para a newsletter e começa a fazer os Baby Steps. Se o inglês for uma dificuldade, basta copiar os emails e colar no Google Tradutor. Você vai me agradecer depois!

Bjs e até o próximo post!

3 thoughts on “Organize-se: Fly Lady”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *