Organize-se: Planejamento anual

Em um dos livros do curso em que leciono inglês tem um calendário mensal que o aluno deve preencher com compromissos (reais ou fictícios), escritos em inglês, claro. Geralmente ao se depararem com essa atividade os alunos dizem: “Escrever o que farei o mês todo?! Não sei nem o que farei amanhã!”

Como não sabe??? Pra atingir qualquer objetivo o ser humano (e alguns bichos também) instintivamente planeja. Se o objetivo é comer uma pizza, a gente traça um plano mentalmente: que sabor escolher, para qual pizzaria telefonar, de que modo pagar, que utensílios serão necessários pra comer. Sem isso não matamos a vontade de comer a pizza.

E por que não implementar a mesma estratégia, de modo consciente, em relação às diversas áreas da vida? “Deixo a vida me levar” é muito bonito em letra de música, mas inconsequente na realidade. Comer pizza não é a única coisa que você faz na vida, então planeje como fará as outras coisas também.

Passo 1

Você vai precisar de: um calendário que tenha todos os feriados nacionais, do seu Estado e do seu Município, uma lista com as datas dos aniversários dos familiares e amigos, um caderno ou aplicativo de notas, uma agenda (app ou papel) ou planner ou bullet journal. Se estiver na faculdade ou fazendo um curso, ou engajado em alguma igreja ou obra social, também precisará do calendário específico de provas ou eventos.

Comece listando todos os meses do ano no caderno ou app de notas. Em seguida escreva em cada mês os eventos já definidos: aniversários, feriados, início e fim do ano letivo seu ou dos filhos, semanas de provas, férias suas, do marido e dos filhos, atividades dos grupos em que está engajada, atividades do trabalho (como reuniões sazonais), etc.

Passo 2

Verifique em outras fontes de informações (convites, emails, seu cérebro) acontecimentos eventuais que se realizarão no próximo ano. Pode ser, por exemplo, o casamento da sua prima no interior do Estado. Você não recebeu o convite ainda, mas sabe que será em março. Pode ser a formatura da sua enteada em dezembro (minha enteada irá mesmo se formar em 2017). Ou ainda um congresso relacionado à sua área que acontece todos os anos em julho e que você morre de vontade de ir mas nunca conseguiu se organizar pra isso. Tente listar o maior número possível de eventos, mesmo os que você ainda não tem certeza se ocorrerão.

Passo 3

Agora é hora de analisar cada mês do ano. Alguns estarão cheios de acontecimentos e outros bem tranquilos. Verifique se será possível remanejar algumas coisas. É hora, também, de verificar se finalmente terá tempo livre pra ir naquele congresso. Se seu marido está com as férias programadas para junho, será que você não consegue no trabalho reagendar suas férias para o mesmo mês? Tem coisa na vida que a gente não consegue mudar, mas planejando com antecedência, tem outras que a gente pode modificar sim.

Passo 4

Em outra folha do seu caderno anote as providências que precisará tomar com antecedência em relação a cada coisa e o mês em que deverá fazer. Por exemplo, se a prima casará em março, em fevereiro você já poderá comprar o presente e definir se irá alugar um vestido ou usar roupa que tem no armário. Se as férias ocorrerão em junho, você e o marido podem desde já começar a guardar um dinheiro pra uma viagem ou passeio.

Não deixe pra reservar hotel em cima da hora, quando não terá mais tempo para pesquisar tarifas. Não deixe pra comprar os presentes de Natal em dezembro, quando tudo estará mais caro. Planejando com antecedência você faz economia,

Passo 5

Agora passe a limpo suas anotações, que certamente estarão rabiscadas, rasuradas e fora de ordem. Refaça a lista dos meses com os eventos e dessa vez inclua as providências que definiu para realizar com antecedência. Vale usar lápis para compromissos que ainda não estão certos ou canetas de cores diferentes para cada tipo de coisa (pessoal e profissional, ou seus eventos e eventos dos filhos e do marido, etc). Post-it’s coloridos também ajudam muito nessa organização visual.

Só não vale fazer a lista e esquecer de olhar durante o ano. Mantenha em local acessível e crie a rotina de consultar a cada 15 dias ou ao menos antes do início de cada mês. Garanto que seu ano fluirá de modo bem mais tranquilo. Experimenta e depois me agradece kkkkk Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *