Então você adotou um cachorrinho, levou ao veterinário para tomar vacinas e ficou sabendo que logo poderá começar a caminhar com ele pelas ruas. Inicie hoje mesmo a preparação para que esse momento seja um sucesso!

Apresento a você a Valentina, essa aí na foto. Ela foi adotada no fim do ano passado, com aproximadamente 3 meses de idade. Logo levei ao meu veterinário de confiança para iniciar o esquema vacinal. Foram 3 doses da V10 e uma da anti-rábica. Esse profissional segue o protocolo de liberar o dog para caminhar na rua 15 dias após a última dose da décupla e a dose da anti-rábica (diferentes vets seguem diferentes protocolos vacinais). Ontem ela fez o primeiro passeio e foi uma experiência muito positiva para nós duas. No entanto, a experiência pode ser ruim se o pet não for preparado com antecedência.

Para garantir que o primeiro passeio do seu dog será um sucesso, siga estas dicas:

Leve o cachorrinho para passear no colo

Consulte seu veterinário de confiança antes de fazer isso, okay?

A rua pode ser muito assustadora pra um filhote. São muitos sons altos, especialmente se você mora em cidade grande, muitas pessoas desconhecidas, muitos cheiros diferentes. Se imagine no lugar do seu cachorrinho. Você passa os 3 ou 4 primeiros meses da sua vidinha fechado em um lugar tranquilo, com pessoas, sons e cheiros conhecidos. Aí um belo dia te colocam na rua, onde você só esteve umas poucas vezes (para ir ao veterinário tomar vacinas), e ainda esperam que você se divirta! Não dá, né?

Então se o vet concordar, saia com seu filhote no colo sempre que possível. Os cães possuem uma janela de socialização primária que vai até os 3 meses de idade. Quando for mais velho, será mais fácil ficar à vontade em situações que experimentou durante a janela de socialização. Leve o pet para diferentes lugares. Exponha-o a diferentes pessoas e sons, sempre respeitando os limites dele. Deixe que conheça o mundo um pouquinho de cada vez.

Treine o uso da coleira e da guia

Vou pedir novamente que se coloque no lugar do seu peludo. Você se sentiria confortável se um belo dia alguém metesse uma coleira no seu pescoço, prendesse uma guia e saísse te puxando por aí? Tenho certeza que a resposta é não.

Logo que iniciar as vacinas, acostume o filhote ao uso desses apetrechos. Comece colocando uma coleira leve e confortável alguns minutos por dia. IMPORTANTE: não deixe a coleira frouxa demais no pescoço para evitar que se prenda em algum móvel e acabe enforcando o bichinho. Também não aperte demais para não causar desconforto. Aumente o tempo com a coleira de forma gradativa.

Depois adicione a guia. NUNCA DEIXE SEU CACHORRO SOLTO PELA CASA COM A GUIA PENDURADA. O risco de acidentes é enorme! Ofereça um petisco e prenda a guia à coleira. Retire em seguida. A primeira reação natural do filhote é de desconfiança em relação ao objeto. Oferecer o petisco enquanto prende a guia cria uma associação positiva e ajuda a quebrar a desconfiança. Se mesmo com o petisco o filhote se esquivar da guia, respeite o momento. Na próxima tentiva use um petisco que seja ainda mais saboroso pra ele.

Quando prender a guia à coleira e retirar se tornar natural, passe a colocá-la para caminhar com o pet (dentro de casa) por alguns segundos. Não puxe a guia. Não tente dar a direção. Deixe o peludo no comando da situação. Aumente gradativamente o tempo com a guia presa e sempre, SEMPRE, recompense com petisco ao final.

Somente quando o cachorrinho não tiver mais medo/desconfiança em relação à guia presa na coleira, você poderá começar a assumir o controle da caminhada (dentro de casa). Para direcionar o pet, não puxe a guia. Se puxar, verá seu cachorro dar pinote igual um cavalo 😂 Segure a guia com a mão esquerda e petisco na mão direita. Use o petisco para direcionar o bichinho, não a guia. Mantenha mais de um petisco na mão e deixe-a fechada. De tempos em tempos abra um pouco a mão e permita que o pet coma um petisco. Apenas um. Gradativamente aumente o tempo de treinamento.

Pratique a rotina do passeio

Quando digo rotina do passeio, me refiro ao passos que serão seguidos antes e depois do passeio, como colocar a guia e a coleira, sair pela porta, passar de volta pela porta, retirar a guia e limpar as patas.

Geralmente os cães AMAM passear na rua, por isso ficam muito excitados quando chega o momento. No entanto, sair de casa com um cachorro hiper-animado é, no mínimo, desagradável. Falo isso por experiência com cachorros que tive antes da Valentina. Se o dog souber exatamente qual a rotina que antecede e sucede o passeio, será mais fácil para você conter a excitação.

Estabeleça essa rotina durante os meses em que o filhote estará tomando as vacinas e pratique:

  1. coloque a guia e a coleira
  2. diga ao cão para sentar antes que você abra a porta de casa
  3. não permita que ele saia assim que a porta for aberta, a saída só poderá acontecer quando você autorizar
  4. ao retornar do passeio, faça ele se sentar antes que você abra a porta
  5. somente permita que entre em casa quando você autorizar
  6. retire a coleira e a guia
  7. limpe as patas (para alguns cães funciona melhor só retirar coleira e guia depois que as patas forem limpas)

Aguarde o grande dia

Pratique com paciência e consistência. Quando o grande dia chegar, será uma experiência maravilhosa para você e seu parceiro de caminhadas.

Onde você planeja fazer o primeiro passeio do seu peludinho? Conta pra mim nos comentários.