Calendário do Advento

Hoje começarei uma série de DIYs (do it yourself) pra te ajudar a se preparar para o Natal. Afinal faltam menos de 30 dias! Serão tutoriais de objetos que você poderá fazer pra decorar a casa ou para dar de presente.

No DIY de hoje te mostrarei como fiz o calendário do advento que darei de presente para minha cunhada.

O calendário do advento foi criado pelos povos germânicos no século XVII, com a finalidade de fazer a contagem regressiva para o Natal, iniciando em 1º de dezembro. Hoje existem vários modelos, alguns apenas com os dias, outros com doces ou balas, outros com mensagens.

O calendário que fiz para minha cunhada foi com passagens bíblicas sobre o nascimento de Jesus. Gostou da ideia? Vem ver como fazer.

Você vai precisar de:

  • dois pedaços de papelão de caixa, com 35,5 cm de altura, por 23 cm de largura
  • papel colorset verde escuro ou de outra cor “natalina” da sua preferência (usei 3 folhas e meia)
  • 2 folhas de papel sulfite brancas para imprimir as passagens bíblicas (compartilho com vocês o PDF que criei com as passagens, clique aqui para baixar)
  • um pedaço de cartolina com 18 x 18 cm (usaremos para fazer um molde, então pode ser de qualquer cor)
  • cola branca ou cola para artesanato
  • cola de silicone ou cola quente
  • 4 pedaços de fita de cetim vermelha com 20 cm de comprimento cada uma
  • 2 pedaços de fita de cetim vermelha com 25 cm de comprimento
  • régua de metal
  • lápis ou lapiseira
  • borracha
  • estilete
  • tesoura
  • boleador nº 1
  • etiquetas douradas em forma de estrela
  • caneta gel dourada
  • cola gritter (opcional)

 

Comece cortando o papel colorset que vai recobrir os 2 pedaços de papelão. Posicione o papelão sobre o colorset e corte deixando uma borda de mais ou menos 2 cm em toda a volta.

IMG_1676

Em seguida posicione o papelão sobre outro colorset e desenhe o contorno. Quando cortar, corte um pouco menor que o contorno.

IMG_1673

 

Agora vamos encapar o papelão.

Coloque o papelão sobre o colorset maior e apare os cantos, deixando uma distância de mais ou menos 0,5 cm de distância da ponta do papelão (como na foto).

IMG_1679

Posicione a régua de metal sobre a borda do colorset distante uns 0,2 cm do papelão e passe o boleador para vincar (se não tiver boleador, use a parte de trás da lâmina da tesoura). O vinco facilitará a dobra e a colagem do colorset, já que é meio grosso.

Passe cola no papelão, começando pelo lado mais longo, e cole o papel colorset. Segure a borda na posição por alguns segundos, para que a cola comece a secar. Se ao soltar você notar que a borda levanta, segure na posição por mais tempo.

IMG_1680

Amasse com a unha os cantinhos da borda colada, para garantir um bom acabamento.

Depois de colar as bordas mais longas, cole as mais curtas.

IMG_1677

Vamos chamar as faces que você encapou de faces internas. Isso será importante depois.

 

Antes de colar o pedaço menor do colorset no papelão, você precisará colar as fitas de cetim. Coloque as duas placas de papelão lado a lado, para garantir que as fitas ficarão alinhadas. Aplique um pouco de cola de silicone ou cola quente perto da beirada da placa (como na foto).

IMG_1681

Grude um dos pedaços de 20 cm da fita de cetim.

IMG_1682

ATENÇÃO: a fita de cetim tem uma face brilhosa e outra fosca. Neste passo, posicione a fita com a face brilhosa para cima.

Aplique a cola de silicone na outra placa de papelão, com o mesmo alinhamento, e cole outro pedaço de 20 cm de fita de cetim de modo espelhado em relação ao primeiro. Assim você poderá amarrar os dois pedaços depois de secos.

IMG_1683

ATENÇÃO: a cola de silicone demora a secar, por isso quando for colar o segundo pedaço de fita, o primeiro ainda não estará grudado no lugar. Cuidado para não desloca-lo e não deixa-lo desalinhado em relação ao segundo pedaço de fita.

OBSERVAÇÃO: se preferir usar cola quente, passe pouca para não criar um relevo que depois acabará visível sob o papel quando encapar.

Repita os passos para colar os outros 2 pedaços de fita com 20 cm, posicionando-os com a mesma distância da outra borda da placa de papelão.

Em seguida cole os pedaços de fita com 25 cm no lado oposto da placa de papelão (como na foto).

IMG_1684

ATENÇÃO: ao colar as fitas com 25 cm posicione a face brilhosa para baixo. É o oposto do que você fez com as fitas menores.

Espere secar a cola de silicone.

 

Para dar o acabamento final, passe cola branca ou cola para artesanato nas bordas do colorset que você cortou menor menor que a placa, e termine de cobrir o papelão.

IMG_1688

Faça isso nas duas placas e reserve.

Vamos chamar de faces externas as que você acabou de cobrir.

 

Agora vamos fazer os envelopes que receberão as passagens bíblicas.

No papel colorset, desenhe lado a lado 3 quadrados com 11 cm cada; abaixo deles, mais 3 quadrados e abaixo deles, outros 3.

IMG_1661

Posicione a régua de metal sobre a linha entre os quadrados e com o estilete, corte fora um quadrado no canto (como na foto).

IMG_1662

Vire o papel e corte o quadrado de outro canto. Repita os passos até que o papel se transforme em uma espécie de cruz.

IMG_1665

Em cada ponta da cruz, marque o meio (5,5 cm) com o lápis. Trace uma linha ligando esse ponto ao vértice do quadrado central.

Com auxílio da régua de metal, corte com o estile sobre as linhas que desenhou.

IMG_1666

Ao final você terá transformado a cruz em uma estrela de quatro pontas.

IMG_1669

Agora precisamos arredondar as pontas da estrela. Para garantir que ficarão todas do mesmo tamanho, posicione sobre a estrela um objeto redondo um pouco menor que ela. Aqui em casa o objeto com o tamanho que precisava foi a tampa de pratos do microondas.

IMG_1670

Faça as marcações com o lápis e corte com a tesoura.

IMG_1671

Para que a estrela se torne um envelope, precisamos vincar as pontas. Posicione a régua sobre as linhas do quadrado no centro e vinque com o boleador (ou com a parte de trás da lâmina da tesoura).

IMG_1674

Não esqueça de apagar os traços de lápis depois de vincar. Dobre as pontas da estrela para dentro. Pronto, a estrela virou um envelope. O envelope grande que você acabou de fazer será usado no dia 25.

 

Vamos fazer os envelopes pequenos para os outros 24 dias.

Pegue o pedaço de papel cartão e desenhe 9 quadrados com 5,5 cm cada. Repita os passos, cortando os quadrados dos cantos e transformando a cruz em estrela com as pontas arredondadas. Não vinque porque esse será seu molde.

Coloque o molde sobre o papel colorset e contorne com o lápis. Desenhe 24 estrelas.

IMG_1658

Corte as estrelas com tesoura.

IMG_1659

Vinque uma a uma com o boleador.

IMG_1660

Dobre as pontas para dentro.

IMG_1664

 

Imprima as folhas com as passagens bíblicas e corte sobre as linhas. à medida que for cortando, mantenha as passagens na mesma ordem em que estavam nas folhas. Você terá 24 quadrados com 5 cm e 1 com 10 cm. Reserve.

 

Agora vamos voltar às placas de papelão, que já estão revestidas com o colorset.

Pegue uma placa e coloque sobre a mesa com a face interna virada para cima, de modo que a fita maior fique à sua esquerda. Este será o lado esquerdo do seu calendário.

Com régua e lápis, trace uma linha a 2 cm de distância da borda superior da placa. Faça uma linha bem leve para que seja fácil apagar depois. Trace outra linha a 2 cm da borda esquerda e mais uma a 2 cm da borda inferior.

Na linha superior, faça as seguintes marcações a partir da linha esquerda: 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm e 5,5 com. Repita as mesmas marcações na linha inferior.

Na linha esquerda, faça as seguintes marcações a partir da linha inferior: 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm. No lado direito da placa, repita as marcações.

Agora trace linhas ligando as marcações superiores e inferiores. Trace linhas ligando as marcações à esquerda e à direita.

Você acabou de delimitar os espaços em que irá colar os envelopes na placa esquerda.

IMG_1687

 

Pegue a outra placa e coloque sobre a mesa com a face interna virada para cima, de modo que a fita maior fique à sua direita. Este será o lado direito do seu calendário.

Com régua e lápis, trace uma linha a 2 cm de distância da borda superior da placa. Trace outra linha a 18,5 cm da borda superior.

Trace uma linha distante 2 cm da borda direita.

Na linha superior, faça as seguintes marcações a partir da linha direita: 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm e 5,5 com. Repita as mesmas marcações na linha inferior.

Na linha direita, faça as seguintes marcações a partir da linha superior: 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm, 1 cm, 5,5 cm. No lado esquerdo da placa repita as marcações.

Agora trace linhas ligando as marcações superiores e inferiores. Trace linhas ligando as marcações à esquerda e à direita.

Você acabou de delimitar os espaços em que irá colar os envelopes na placa direita.

 

Volte para a placa esquerda e comece a colar com cola branca ou cola para artesanato os envelopes dentro dos espaços delimitados. A distância entre cada envelope será de 1 cm. Depois de colar 15 envelopes, passe para a placa direita. Repita o processo e cole 9 envelopes pequenos.

O envelope grande você deverá colar alinhado à linha da direita e com distância de mais ou menos 1 cm dos envelopes pequenos. Este será o resultado.

IMG_1685

 

Pegue a primeira passagem bíblica e no verso do quadrado, passe um pingo de cola branca em cada ponta. Cole dentro do primeiro envelope. O quadrado da passagem é 0,5 cm menor que o envelope, então centralize na hora de colar. Pegue a segunda passagem e cole no segundo envelope. Repita até colar as 25 passagens.

IMG_1689

 

Agora já pode virar as placas e amarrar as fitas, formando a lombada do calendário.

IMG_1686

 

Desvire o calendário e feche todos os envelopes com os adesivos em forma de estrela.

Com a caneta gel, escreva os dias de 1 a 25 nos envelopes.

IMG_1690

No espaço vazio ao lado do dia 25, você pode escrever uma mensagem personalizada com a caneta gel.

IMG_1696

Deixe a tinta da caneta secar bem antes de continuar ou ela irá borrar.

 

Se desejar, você pode fazer algo para enfeitar a face externa do calendário. Eu fiz uns arabescos com cola glitter.

IMG_1695

 

Aí é só deixar tudo secar bem, apagar com borracha macia as linhas de lápis que você traçou na face interna e está pronto seu calendário do advento.

IMG_1697

IMG_1694

A cada dia do mês de dezembro, reúna a família para juntos abrirem o envelope do dia e lerem a passagem bíblica, se preparando para o nascimento do menino Jesus.

IMG_1693

IMG_1691

Feliz Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *