Não faça faxina

Brasileira parece que ADORA fazer faxina em casa.

Eu, como toda brasileira, cresci acreditando que para deixar uma casa limpa são necessários muita água, muita esfregação e um dia inteiro de muito trabalho.

Até meus 12/13 anos minha avó morou com a gente. Era ela quem cuidava da casa. Minha mãe não gostava do trabalho doméstico e se assumia péssima dona de casa. Quando a vó foi morar com meu tio, a mãe jogou nas minhas costas a responsabilidade pelo trabalho doméstico. Embora achasse aquilo um saco, passei a fazer faxina repetindo o que vi minha avó fazer. Todas as semanas perdia meus sábados jogando água na cozinha e no banheiro, esfregando, passando rodo, passando flanela nos móveis e aspirador no carpete (passei a odiar aquele carpete com todas as minhas forças).

Cresci e saí da casa da minha mãe. Morei em outros lugares (nunca mais em apartamento com carpete!) e, quando necessário, passei sábados me matando na faxina.

Durante vários anos do meu casamento tive faxineira, até que ela faleceu. Como contei num outro post, passei alguns anos dividida entre a necessidade de limpar a casa e a vontade de não perder meus sábados fazendo isso. Até que descobri ser errada a crença brasileira de que é preciso faxinar pra viver em uma casa limpa.

As brasileiras limpam com frequência, método e ferramentas errados.

Empregada doméstica faz parte da nossa cultura. Isso começou a mudar nos últimos anos, mas as brasileiras ainda não se adaptaram a essa nova realidade. As americanas já vivem assim há várias décadas, por isso têm experiência sobre como tornar o trabalho doméstico mais fácil. Como não cresci nos Estados Unidos, utilizei o YouTube pra aprender o modo americano de limpar e você também pode aprender.

1 – Frequência

Não deixe a sujeira acumulando por uma semana. Limpe todos os dias, de 2a a 6a feira. Reserve sábado e domingo pra se divertir com a família ou realizar algumas tarefas que não conseguiu fazer durante a semana.

Execute pequenas tarefas na hora em que são necessárias, Acabou de fazer o jantar, limpe o que ficou sujo no fogão, não espere pra limpar no dia da faxina.

Divida entre os dias da semana o que limparia no sábado. Faça um pouquinho pela manhã, antes de sair para o trabalho, e o restante quando voltar. Não esqueça de envolver marido e filhos na rotina. Distribua responsabilidades entre eles.

2 – Método

Pare de varrer. Vassoura levanta poeira, que depois de uns minutos assenta sobre os móveis. Troque a vassoura por aspirador de pó ou mop seco. O piso de todo o meu apartamento é de cerâmica e limpo com aspirador.

Pare de jogar água. Dá pra lavar a seco tudo que você costuma lavar jogando água. Substitua água e balde por produtos em spray. Até piso de cerâmica dá pra lavar desse modo: aplique o produto em spray em uma parte do cômodo e seque com pano de microfibra, aplique em outro trecho e seque, até limpar tudo. Se precisar limpar uma mancha, como rejunte escurecido, por exemplo, aplique o produto adequado em um pequeno trecho, esfregue com uma escova e remova o produto com pano umedecido; repita em outros trechos até concluir.

3 – Ferramentas

Jogue fora flanelas e espanadores de penas. Troque tudo por panos de microfibra. Flanela só arrasta a poeira de um lado para o outro e depois para o chão. A microfibra agarra a poeira, que assim não retorna ao ambiente.

Substitua vassoura e pano de chão por aspirador de pó e pano de microfibra. Eu ficava com muita raiva quando usava aqueles panos de saco branco e eles só faziam arrastar a sujeira de um lado para o outro.

Troque Perfex por Duramax, que também é reutilizável, só que mais absorvente e não deixa pelinhos em algumas superfícies.

Troque escovinhas de limpeza pequenas por escovas de dente velhas. Essas escovinhas são grandes demais para alcançar cantinhos difíceis, como rejuntes, e muito pequenas para cobrirem áreas maiores, como o estofado do sofá.

Pare de gastar dinheiro comprando um monte de produtos de limpeza específicos e troque por alguns produtos multi-uso realmente eficientes.

Eu DETESTAVA faxina e fazia xingando. Agora limpar a casa se tornou uma atividade tranquila, feita um pouco cada dia, da forma menos trabalhosa. Experimente não fazer faxina você também e seja mais feliz.

Bjs.

 

Um comentário sobre “Não faça faxina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *