Limpeza em ondas

Assino no YouTube um canal muito bom sobre limpeza. O nome é Clean My Space e a apresentadora dos vídeos, Melissa Maker, é uma canadense dona de uma empresa de limpeza. Os vídeos são em inglês, mas o canal merece uma olhada mesmo que você não compreenda o idioma.

Aprendi várias dicas úteis, mas acho que a melhor coisa foi o método de limpeza em ondas. Gostei muito porque ele desenvolve algo que eu já fazia instintivamente: organizar o cômodo antes de começar a limpar.

No vídeo, a Melissa começa listando todo o material que você irá precisar. Leve tudo para o cômodo a ser limpo antes de começar o trabalho, assim você não perde tempo saindo e entrando para buscar coisas.

Wave/Onda 1

Na primeira onda você irá organizar o cômodo, abrindo espaço para a limpeza. Escolha um ponto inicial (pode ser a porta de entrada). Segure uma sacola plástica para lixo comum e outra para lixo reciclável e comece a se movimentar pelo cômodo em sentido horário

  • coloque nas sacolas o que for lixo
  • deixe do lado de fora da porta os itens que não pertencem ao cômodo
  • arrume o que pertence ao cômodo, ajeitando os objetos sobre as superfícies, guardando o que deveria estar em um armário, recolhendo roupas e sapatos, etc

Wave/Onda 2

Faça a limpeza começando pelo mesmo ponto inicial da Onda 1 e se movendo em sentido horário. A idéia é limpar de cima para baixo, assim a poeira que cair de cima será recolhida quando você limpar embaixo.

Se tiver ventilador de teto, inicie a onda limpando ele. O quarto que aparece no vídeo não tem ventilador de teto.

A Melissa diz para prender um pano de microfibra no cabo de uma vassoura e passar na junção teto/parede para tirar as teias de aranha. Mop seco de microfibra também funciona super bem pra isso, só não use um mop que já esteja sujo para não sujar suas paredes.

Depois de se livrar das teias, faça outra volta pelo cômodo limpando de cima para baixo: quadros e manchas nas paredes, interruptores de luz, superfícies planas dos móveis, peitorais das janelas, superfícies verticais na mobília, tomadas e rodapés.

Wave/Onda 3

Finalmente você vai limpar o piso.

Tire do chão o que for fácil, como ventiladores, cadeiras, mesinhas leves, etc. Comece pelo canto mais distante da porta de saída e vá aspirando, ou varrendo, ou passando pano em direção à saída. Isso é importante principalmente se você for passar pano no piso, caso contrário terá que pisar no chão molhado para sair e acabará sujando ou manchando o que já limpou.

Após terminar o piso, leve para os devidos lugares o lixo e os objetos que pertencem a outros cômodos. Coloque de volta no chão o que você levantou e fim.

Deixo com vocês o vídeo da Melissa.

Bjs e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *