Natal já? – parte 6

E chegamos à última semana de novembro. Se você não sabe, estamos montando um roteiro para que se prepare com antecedência para as festas de fim de ano. Para ler o post anterior clica aqui.

12- Concluir a compra de presentes

Se você ainda não terminou de comprar/fazer os presentes para todos na sua lista, precisará acabar esta semana. Por lei, as empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar aos funcionários a primeira parcela do 13º salário. Com grana no bolso, a galera vai sair às compras e as lojas começarão a ficar cheias. Terminando suas comprinhas antes disso, você não se aborrece e ainda pega preços melhores.

13- Distribuir tarefas para os parentes

Se sua família é grande e vai fazer a ceia de Natal ou de Ano Novo na sua casa, por que não distribuir tarefas?

Hoje em dia é difícil achar uma mulher que exerça apenas o ofício de dona de casa. Quase todas têm emprego ou algum trabalho dentro de casa mesmo. Como diz meu marido: “onde todos trabalham, todos trabalham menos”. Em vez de se sacrificar preparando todos os pratos sozinha, distribui alguns pratos para os parentes fazerem.

Nesta última semana de novembro você faz essa divisão de tarefas e avisa aos envolvidos. Ninguém poderá deixar de levar o prato porque só foi informado em cima da hora.

14- Começar as compras no mercado

Como você já definiu o que vai preparar para a ceia, já pode começar a comprar os congelados e outros itens não perecíveis. Pega aquela lista de ingredientes que fez na semana anterior, e separa o que pode ser comprado sem estragar em casa. Se vai encomendar algum prato pronto, também começa a pesquisa de preços.

15- Verificar louças e utensílios

Todo mundo tem aquela louça especial que usa em poucas ocasiões. Uma delas certamente é a ceia de Natal.

Vai no armário em que a louça está guardada e dá uma geral para ver se precisará repor algum item. Verifica também os talheres e outros utensílios que serão usados na ceia.

Aproveito para dar uma dica aqui, que aprendi com meu cunhado. Para não ter que lavar a louça especial que ficou no armário desde o Natal do ano anterior, ele vai juntando alguns pratos e embrulhando em filme plástico antes de guardar. Não pega poeira, não corre risco de algum inseto passar em cima, é perfeito. Só não vai embrulhar louça ainda úmida, senão quando tirar o plástico no outro ano o cheiro de mofo será insuportável!

16- Continua a faxina de final de ano

Lembra da divisão da casa por zonas? É hora de limpar a zona 3.

Bjs e até amanhã.

1 thought on “Natal já? – parte 6”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *