Natal já? – parte 2

No primeiro post da série falei sobre as vantagens de começar a planejar com antecedência seu fim de ano e dei a primeira dica do roteiro que vai facilitar sua vida.

Neste post vou sugerir o que você pode começar a fazer já na primeira semana de novembro.

2 – Pense nos presentes e nas confraternizações

Logo na primeira semana de novembro pegue papel e caneta e faça uma lista de pessoas que você quer presentear esse ano. Lembre que presente não precisa ser um iPhone novo. Pode ser uma coisinha legal e com preço em conta, mas que você olha e pensa: “é a cara do Fulano!”

Se for necessário/conveniente, inclua nessa lista as pessoas do seu relacionamento profissional que serão presenteadas. Fim de ano pode ser uma boa época para se fazer lembrar para seus clientes se você é profissional liberal, corretor, vendedor, etc.

Depois de listar os nomes, defina valores a serem gastos com cada um. Isso vai te ajudar a ficar dentro do orçamento, em vez de estourar o cartão de crédito (ou suas economias). Costumo estabelecer valores mais altos para meu núcleo familiar, que no meu caso são marido e três filhos caninos 🙂 Valores um pouco mais baixos para familiares mais chegados, como afilhado, pai e mãe; um pouquinho mais baixos para a família estendida: irmãos, sobrinhos, sogra, sogro, cunhados e cunhadas; e depois um valor para amigos.

Embora não sejam exatamente presentes, você pode incluir nessa relação as doações que costuma fazer, como Livro de Ouro da Portaria do seu prédio, envelope de Natal para o carteiro e para o entregador de jornais, caixinha de Natal no pet shop e no salão de beleza, instituições de caridade, etc.

A próxima tarefa pode ser um pouco difícil de cumprir se você mora em um lugar como o Rio de Janeiro, onde os cariocas odeiam têm dificuldade para programar eventos com antecedência 😛 Ligue ou mande Whatsapp para os amigos com quem costuma confraternizar no fim do ano (colegas de faculdade, pessoal do trabalho, pessoal da igreja, e outros) e tente marcar a data em que se encontrarão. Aposto que, como eu, você já perdeu uma confraternização porque foi agendada para um dia em que não poderia ir. Quanto mais próximo o final do ano, mais cheias as agendas das pessoas e os bares e restaurantes também!

O que tá achando do roteiro até agora? Me conta nos cometários. Até o próximo post!

2 comentários sobre “Natal já? – parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *