Missão Festas #5 – Fly Lady

Se você não lê inglês, mas já ouviu falar nas Holiday Missions de Fly Lady, esta é sua chance de conhecer as missões e se preparar com antecedência para as Festas de fim de ano.

Nunca ouviu falar em Fly Lady? Leia este post aqui.

Missão Festas #5

Estabelecer um limite de gastos para as festas de final de ano.

Coisa mais fácil do mundo é torrar uma grana nas Festas e começar o ano já com dívida no cartão de crédito, né? Mas você pode quebrar esse padrão e começar o ano sem dívidas, pronta pra torrar seu dinheiro em material escolar, IPVA e IPTU 🙁

Na Missão Festas #2 você separou um caderno para planejar o Final de Ano. Essa é a hora de começar a usa-lo. Anote as despesas que costuma fazer nessa época: presentes, decoração de Natal, correio, confraternizações com grupos diversos, amigo-oculto, viagem, roupa para Natal/Ano Novo, compras para ceia, etc. Pense bem e não deixe nada de fora. Depois que tiver anotado tudo que veio à mente, deixe o caderninho aberto sobre a mesa com uma caneta ao lado. Lembrou de mais alguma coisa, corre e anota.

Feitas as anotações, estabeleça limites para as diversas categorias de gastos. Pode ser que você descubra que o valor que deseja gastar é maior do que seu 13º salário. O que fazer então? Usar o cartão de crédito e parcelar? Não! Reduzir os gastos.

Talvez possa cortar da lista de presentes pessoas que nem são tão próximas assim, ou trocar alguns presentes por cartões de Natal. Aliás, cartões de Natal são uma tradição que vem se perdendo no Brasil. Você pode ajudar a ressuscita-la. Ou ainda, comprar roupa nova para o Revéillon e usar no Natal uma que já esteja no armário. Quem sabe deixar de participar de algum amigo-oculto. O negócio é manter as despesas dentro do limite que você sabe que consegue arcar sem se endividar.

Além disso, com essa visão geral do que terá que desembolsar, você poderá começar a fazer compras com antecedência e dividir os gastos pelos últimos 3 meses do ano, em vez de gastar tudo em dezembro. Dica extra: comprando antes do Natal você ainda pega preços melhores!

Bom trabalho com seu caderno de planejamento e até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *