Minimalismo

Se você anda pelas “internets da vida” já deve ter ouvido falar em minimalismo. Mas afinal, o que é isso?

De acordo com o site The Minimalists, minimalismo é uma ferramente para te ajudar a encontrar a liberdade. “Ser livre do medo. Ser livre da preocupação. Ser livre da sobrecarga. Ser livre da culpa. Ser livre da depressão. Ser livre das armadilhas da cultura consumista ao redor da qual construímos nossas vidas. Liberdade verdadeira” (livre tradução do texto no site The Minimalists).

A ideia parece boa, não?

Ouvi falar disso pela primeira vez no YouTube. Tem bastante vídeo lá. Na maioria deles os youtubers apenas adotam princípios do minimalismo em suas vidas, mas alguns são feitos por gente que vive integralmente o minimalismo, deixando de comprar certas coisas, reutilizando. vivendo com o mínimo possível.

Uma vez vi o vídeo de uma americana que usava uma mistura de bicarbonato de sódio para não consumir desodorante. Desculpa, mas pra mim isso foi demais. Já imaginei um carioca nesse verão de 50 graus que faz no Rio de Janeiro, fedendo a cecê porque não há bicarbonato que segure o suor nesse inferno.

Foi só depois disso que resolvi me informar de verdade e assisti ao documentário Minimalismo, no Netflix.

O vídeo conta a história de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que em 2011, depois de publicarem o livro “Minimalism: Live a Meaningful Life”, largaram os empregos que tinham e saíram viajando pelo mundo para divulgar o livro e a ferramenta.

Descobri que minimalismo não é viver sem desodorante. (Ufa!)

Os autores do livro explicam que minimalismo é uma ferramente para que você se livre dos excessos na vida para poder se concentrar no que é importante, de modo a encontrar felicidade, realização e liberdade.

Para pra pensar e você vai ver que conhece gente que se tornou escravo do trabalho pra ter dinheiro para comprar casa, carro, roupas, eletrônicos, e acaba sem tempo para usufruir dessas coisas, ou, pior, para passar com as pessoas que ama. A gente está no mundo para SER, não para TER. Se você vive para ter e acaba sem tempo para ser, está fazendo isso errado.

Quer saber mais sobre minimalismo? Vai para o YouTube não. Assiste primeiro o documentário no Netflix e visita o site The Minimalists (só então faz uma busca no YouTube, se quiser).

Bjs

1 thought on “Minimalismo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *