Thanksgiving – Dia de Ação de Gracas

Thanksgiving day!

No Brasil não existe a tradição de comemorar o Dia de Ação de Graças, mas como gosto muito dessa data, vou falar um pouco sobre ela.

Os ingleses e outros povos da Europa sempre tiveram o costume de dar graças pelas boas colheitas. No ano de 1621 os colonizadores ingleses celebraram o primeiro Thanksgiving em solo americano, dando graças pela boa colheita depois de um ano muito difícil em que enfrentaram doenças e fome. Foram 3 dias de festa, com jogos e banquetes. Mas somente em 1941 o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu como data oficial a quarta 5ª feira do mês de novembro.

A ceia de Thanksgiving possui um cardápio tradicional, composto por peru (turkey), cranberries, torta de abóbora (pumpkin pie) e tubérculos (root vegetables). Este cardápio é baseado nas colheitas típicas do outono na Nova Inglaterra (New England). Em outras regiões dos Estados Unidos, ingredientes/pratos locais foram incorporados com o passar dos anos. (fonte: Plimoth Plantation)

Os Estados Unidos possuem poucos feriados (holidays) e Thanskgiving é um deles. Eu diria até que é o mais importante. É comum entre os americanos viver longe da família, em outro estado. Como Thanskgiving cai numa 5ª feira, torna-se um final de semana prolongado, o que facilita a volta para casa para celebrar com a família. A semana do feriado é a mais movimentada do ano nos aeroportos!

A 6ª feira após o Thanksgiving é a Black Friday. Esse é um costume americano que dispensa explicações porque foi incorporado pelo comércio brasileiro nos últimos anos 😛

E por que não incorporamos também o costume de dar graças? Não existe nessa festa nenhum apelo comercial, mas acho que não faria mal aos brasileiros tirarem um diazinho para agradecer. Mesmo que o ano tenha sido difícil, com crise econômica e muitos problemas, assim como os colonos ingleses todo mundo tem motivos para agradecer. Sei que você não convidou a família e não preparou um jantar especial, mas não será isso que irá te impedir de pensar nos muitos motivos que você tem para ser grata 🙂

Deixo vocês com o link para o post sobre o diário de gratidão e um vídeo produzido pelo canal History para contar a história dessa festa.

Happy Thanksgiving!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *