DIY de reparo

Se o seu ventilador de teto ficar assim

devagar, lento, lerdo, produzindo apenas uma leve brisa incapaz de refrescar qualquer um, não se desespere, nem saia correndo para a loja mais próxima pra comprar outro. O problema pode ser mais simples do que você imagina.

O ventilador do meu quarto ficou assim. Durante o inverno não me importei porque não estava usando mesmo. Quando os dias começaram a esquentar no Rio de Janeiro resolvi parar de ignorar o problema.

Normalmente eu telefonaria para meu técnico de confiança, mas como ando na vibe DIY (do it yourself, sigla em inglês para faça você mesmo), resolvi pesquisar no YouTube. Em alguns vídeos, técnicos diziam que geralmente o ventilador fica lento quando o capacitor “morre”.

Capacitor é essa peça redondinha (escuto na cabeça meu marido, professor de matemática, me corrigindo e dizendo que a peça é cilíndrica).

capacitor

Nos vídeos foi dito que o capacitor pode ficar escondido em algum lugar próximo ao ventilador, ou dentro do controle da parede, caso do meu.

controle

Também aprendi que existem capacitores de 2 e de 3 fios. Para fazer a troca é preciso comprar outro igual.

Semana passada fui ao SAARA, no Centro do Rio. Ao passar por uma loja de materiais elétricos lembrei do tal capacitor e resolvi ver se tinha pra vender. Tinha e custou R$ 13,00.

Se for tentar esse DIY elétrico, DESLIGUE OS DISJUNTORES DA CASA ANTES! Não vá levar um choque ou queimar sua fiação toda!

Fiz a troca de acordo com as instruções dos vídeos: cortei os fios do capacitor antigo, que eram soldados no controle, desencapei as pontas e uni aos fios do capacitor novo. IMPORTANTE: una os fios obedecendo as cores, vermelho com vermelho, preto com preto, e verde com verde. Envolvi cada junção com fita isolante, religuei o disjuntor e testei. Esse foi o resultado

Vento!

O ventilador voltou a funcionar super bem, como antes.

Muito fácil. A parte mais difícil foi colocar todos esses fios de volta dentro da caixinha de passagem. Sempre me impressiona ver como eletricistas enfiam essa fiarada na caixinha minúscula com a maior facilidade.

Você costuma fazer reparos na sua casa? Me conta nos comentários! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *