Dia desses assisti no YouTube, no canal Sea Lemon, um vídeo ensinando a fazer carimbos com rolinho de papel higiênico (a parte do centro, que sobra quando acaba o papel). Na hora imaginei que seria muito legal para estampar capas de caderninhos para o Didori, e corri para o banheiro pra pegar um rolinho.
Fiz um teste e 🙁 não gostei do resultado. A forma não ficou definida e a tinta não foi depositada por igual na papel. Como o rolo é meio mole, fica irregular quando dobrado. Os rolinhos são mais durinhos nos Estados Unidos, por isso o meu não estava carimbando como o do vídeo.
Semana passada acabou o filme plástico usado na cozinha e substituí por um novo, ficando com o rolinho vazio na mão. Me dei conta de que é bem mais durinho que o de papel higiênico e resolvi testar. Deu super certo!
Quer aprender a fazer carimbos fáceis? Olha só!
Você vai precisar desses materiais:
Começe medindo o rolinho pra cortar.
A medida da altura do carimbo tem que ser a que ficar confortável pra você segurar. Fiz os meus com 3cm de altura. Com uma régua que tenha extremidade reta, vá medindo a partir da borda do rolinho.
Com uma lapiseira, faça tracinhos em toda a volta do rolo até ficar assim.
Isso servirá para guiar o corte, garantindo que a borda do carimbo fique bem reta para ele depositar a tinta por igual.
Corte com estilete bem na linha tracejada.
Não esqueça de usar uma base de corte ou um caderno grosso pra não danificar sua mesa com o estilete.
Sempre ficam umas rebarbas na parte interna do papelão. Não tente acertar com tesoura, que vai acabar com o corte reto que fez. Use a lixa de unha para tirar as rebarbas, passando sempre no mesmo sentido em toda a volta.
Depois é só colocar a lixa de papel sobre a mesa e esfregar a borda do carimbo nela por igual para ficar bem reta. Está pronto seu carimbo redondo!
Para carimbar, coloque tinta PVA para artesanato em uma bandeja de isopor, a que vem do mercado com presunto. Você também pode usar tinta de tecido para estampar uma roupa, toalha de mesa, guardanapo, etc.
Pressione o carimbo na tinta e retire o excesso dando uma ou duas carimbadas na bandejinha mesmo.
Depois pode carimbar o papel ou tecido, criando a padronagem que sua criatividade permitir.
À medida que carimba, a quantidade de tinta vai diminuindo. Tire vantagem dessa característica, criando uma espécie de degradê.
Para criar os outros formatos de carimbos, corte mais rolinhos e faça dobras e vincos. Eu fiz coração e triângulo, além do círculo.
Você pode usar mais de uma forma pra criar uma padronagem, ou esperar a tinta secar no carimbo e molhar com outra cor, para compor um padrão diferente. As possibilidades são infinitas!
Use para decorar capas de cadernos, toalhas de mesa, posters, envelopes, pastas, e até sua parede!
Vai experimentar? Me mostra o resultado depois! Bjs