Planeje seu dia

Você acorda e lembra de tudo que precisa fazer no dia. Aí surta e fica perdida porque não sabe nem por onde começar. Esta cena é familiar? Então está na hora de começar a planejar seus dias com antecedência.

Um dia produtivo na realidade começa na véspera, quando você planeja o que vai fazer. São duas as situações possíveis: (1) você terá que ir para o trabalho (ou ficar em casa) e lá fazer um monte de coisas, ou (2) terá que resolver mil coisas na rua.

Passo 1

(Para ser executado na véspera, não esqueça) Escreva tudo que precisará fazer. Pode ser em uma folha solta, no seu bullet journal ou no celular.

Passo 2

Estabeleça prioridades. Depois de feita a lista, destaque as tarefas ou compromissos que você terá de qualquer jeito que cumprir amanhã. Aquelas coisas que precisarão dar certo ainda que tudo mais dê errado. A máxima “shit happens” (merda acontece) é super verdadeira, então você precisa estar preparado.

Passo 3

Verifique tarefas ou compromissos que estão interligados ou podem ser interligados para sua conveniência. Por exemplo, você precisará ir à farmácia e buscar uma roupa na costureira. Perto da casa da costureira tem uma farmácia. Não é a que costuma ir, mas comprar lá te economizará tempo.

Passo 4

Calcule os tempos de deslocamento, se seus compromissos forem externos. Quando terei um desses dias cheios, adiciono os tempos de deslocamentos na agenda para ter certeza que o dia será suficiente para tudo.

Passo 5

Estabeleça os horários em que terá que acordar e sair de casa. Se terei uma audiência às 8:45h, por exemplo, calculo que terei que sair de casa às 7:45h (passo 4) e, portanto, terei que acordar às 6:45h. Assim você não sabota seu próprio planejamento, começando o dia tarde demais.

Passo 6

Preveja o imprevisto. Como assim? (Você pergunta) Como já falei antes, shit happens, então esteja preparada para ela. Acontece um acidente na via e engarrafa o trânsito mais que o normal. Sua avó te telefona e você passa 15 minutos na ligação porque não dá pra simplesmente despachar a velhinha. Seu chefe te chama pra uma reunião de última hora. Coisas assim sempre acontecem, então tenha margem no seu planejamento para flexibiliza-lo. Voltando ao exemplo da audiência, sempre coloco na cabeça que o horário de início é 15 minutos antes do verdadeiro. No caso daquela audiência marcada para 8:45h, coloco na cabeça que será às 8:30h e calculo os tempos de deslocamento e de acordar em função desse horário. Assim, caso ocorra um imprevisto no trânsito, tenho uma margem de segurança de 15 minutos para não me atrasar.

Você planeja seu dia com antecedência? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *