Diário de gratidão

E chegou novembro, mês do Thanksgiving, Dia de Ação de Graças em português. Essa data não é comemorada no Brasil, mas por que não aproveitar a ocasião para celebrar as coisas pelas quais somos gratos?

Muitas vezes a gente reclama dos problemas, fica chateada e só vê o lado negativo. Só que todos os dias acontecem coisas, pequenas ou grandes, pelas quais deveríamos ser gratas. Reparar nelas faz a vida de qualquer um melhor e mais feliz. Um modo de começar a prestar atenção no lado bom é escrever um Diário de Gratidão.

A ideia não é minha. Conheci o Gratitude Log quando conheci o Bullet Journal. Muitas pessoas que utilizam BuJo têm uma parte do caderno onde escrevem as coisas pelas quais são gratas. Te convido a fazer esse exercício durante o mês de novembro, mesmo que nem saiba o que é não use Bullet Journal.

Passo 1

Pegue um caderno, agenda, planner, folha de papel ou aplicativo de notas, como o Evernote. Escreva os dias de novembro até 24 (a quinta-feira em que se comemora o Thanksgiving).

Passo 2

No final do dia de hoje, 01/11, pense em tudo que aconteceu e escreva no Diário algo pelo qual foi grata. Pode ser um grande acontecimento, como ganhar na loteria, ou uma pequena coisa, como um maravilhoso copo de água gelada que bebeu quando chegou da rua morrendo de calor. Vale ser grata por pessoas que fazem parte da sua vida também.

Passo 3

Amanhã à noite repita a reflexão sobre o dia e escreva no Diário aquilo pelo qual foi grata.

Passo 4

Siga fazendo o mesmo todas as noites, escrevendo suas notas ao lado de cada dia do mês.

Passo 5

No dia 24/11 faça sua celebração de Thanksgiving. Pode ser sozinha ou com a família. Prepare um jantar gostoso ou saia para comer no seu restaurante favorito. Pegue o Diário e releia tudo que escreveu. Se acredita em Deus ou em uma divindade com outro nome, faça uma oração agradecendo por todas as 24 coisas boas que experimentou no mês. Se não acredita, agradeça ao Universo.

Garanto que vai terminar a celebração sentindo-se bem com você mesma e com a vida 🙂 Se gostar, não pare no dia 24/11. Continue nos outros dias. Ou anote um lembrete na agenda para repetir o exercício em novembro do próximo ano.

Bjs

1 thought on “Diário de gratidão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *