5 coisas pra destralhar hoje mesmo

Neste post aqui falei pra você que não dá pra organizar tralha. Mas o que é tralha? São coisas que você não usa, não gosta, não servem, mas fica guardando assim mesmo, ocupando espaço em casa.

O ser humano em geral tem tendência a acumular tralha, mas a vida fica muito mais fácil sem ela. Naquele post te sugeri começar destralhando a casa 15 minutos por dia. Se a sugestão te pareceu muito vaga, hoje darei uma mãozinha mais direta para o seu destralhe, listando 5 coisas pra se livrar imediatamente. Vai lendo.

1 – remédios com data de validade vencida ou quase vencendo

O médico prescreve 5 comprimidos, mas a farmácia só vende embalagem com 10. Você compra e larga 5 comprimidos na gaveta de remédios, que acaba cheia demais para receber novos itens. Já viu esse filme? Verifica as datas de validade. Os que estão vencidos, não bote na lixeira. Entregue na farmácia mais próxima para descarte adequado. Os que ainda não venceram, mas você sabe que não usará antes que expirem, tente doar. Existem igrejas que recebem. Quando meu schnauzer Bruno morreu, fiquei com embalagens cheias de medicamentos que ele tomava para o coração (pelos quais paguei caro). A clínica veterinária aceitou a doação para repassar a instituições que cuidam de animais de rua.

2 – potes plásticos

Esse é um mistério quase tão grande quanto o das meias sem par. Você compra potes com tampa e um tempo depois, as tampas estão no armário da cozinha sem os potes, ou ao contrário. Retira todos os potes e tampas do armário e vai casando os pares (não esquece de verificar os que estão em uso na geladeira e no freezer). Os que restarem sem par podem ir para o lixo reciclável, ou ganhar novas funções, como organizadores, por exemplo.

3 – bijus gastas, quebradas, sem par, sem uso

A gente ganha e compra bijus e vai acumulando até ficar com tantos itens que nem sabe mais o que tem. Coloca todas as bijus sobre a penteadeira ou outra superfície, e vai analisando. As que estão em bom estado mas você não costuma usar, podem ser doadas ou até vendidas no Enjoei (confere lá minha lojinha). Aquelas douradas que ficaram pretas, joga fora. As folheadas a ouro ou de prata que escureceram, separa pra limpar. Os brincos que perderam o par podem ir para o lixo também.

4 – CDs

Houve uma época em que meu marido e eu nos orgulhávamos da nossa coleção de CDs. Eu tinha vários antes de casar e ele também. Quando juntamos tudo, foi CD pra caramba. Hoje em dia eles só ocupam espaço em casa. Tenho certeza que você sabe do que estou falando. Se livrar de CDs pode ser emocionalmente difícil, por isso aconselho a fazer aos poucos. Pega 5 e analisa. Os que são queridinhos, podem ser ripados para MP3 (tem vários aplicativos que fazem isso, como o iTunes, da Apple, e o Groove Música, da Microsoft). Os que não são importantes, podem virar projetos de DIY (tanto o CD quanto a caixa), podem ser doados, ou ir para o lixo reciclável.

5 – cabos de eletrônicos

Antigamente a gente comprava um eletrônico e vinha com um monte de cabos e acessórios. Um cabo para o carregador e outro pra conectar no computador, fone de ouvido com borrachinhas em 3 tamanhos diferentes, adaptador para cartão de memória, e etc. Ultimamente até que os fabricantes melhoraram nesse quesito, mas você certamente ainda guarda em casa acessórios de aparelhos que já nem possui mais. Vai naquela gaveta dos cabos e tira tudo. Remonta os “kits”. Uma dica é ler no acessório o nome do fabricante. Se você já não tem mais o aparelho, ou tem mas nunca usou o acessório, descarta. ATENÇÃO: não jogue no lixo comum. Essas coisas costumam ter metais que são prejudiciais ao meio ambiente. Leve para lojas que fazem descarte de baterias e aparelhos usados.

Rumo a uma vida sem tralha!

1 thought on “5 coisas pra destralhar hoje mesmo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *