No post anterior contei pra vocês que precisei organizar meus materiais para artesanato porque a quantidade cresceu e não foi mais possível deixar guardado em um cantinho qualquer.
Hoje vou mostrar como organizei os itens menores.
O comércio tenta nos convencer que para organizar coisas em casa é preciso comprar caixas organizadoras. Existe uma infinidade delas, a maioria feita de plástico. Esse não é um consumo sustentável porque estimula a produção de plástico. Para organizar meus materiais não comprei nenhum item novo. Nadinha. Reaproveitei plásticos (organizadores) que já tinha em casa e outros itens que normalmente seriam jogados fora. Vocês vão ver.
O primeiro plástico reaproveitado foi esse gaveteiro pequeno, que era utilizado para guardar materiais de escritório (tenho um home office onde trabalho quando não quero ou não posso ir para o escritório no Centro da cidade). Os outros plásticos foram um gaveteiro médio e um maior.
Utilizei um dos princípios essenciais da organização: agrupar itens com utilidades semelhantes e guardá-los juntos. Se você deixa canetas ou lápis em locais diversos, como vai lembrar onde está aquele determinado item quando precisar dele? Aproveitei a oportunidade para facilitar minha rotina de limpeza, guardando no gaveteiro pequeno as canetas e lápis que estavam em uma caneca na estante. Quanto menos coisas sobre os móveis, mais fácil pra limpar.
Em outra gavetinha guardei todos os instrumentos de corte: tesouras, furadores e estiletes.
No gaveteiro médio comecei separando as colas.
Depois as fitas adesivas: dupla face, banana, crepe, isolante, durex e uma washi tape caseira.
Na terceira gaveta do gaveteiro médio ficou sozinha minha pistola de cola quente.
No gaveteiro maior, a gaveta superior ficou com as fitas.
Aproveito para mostrar com mais detalhe uma sugestão para guardar fitas compradas a metro: enrolando em rolinhos vazios de papel toalha ou papel higiênico.
O de papel toalha é mais durinho, por isso acho mais eficiente.
Na segunda gaveta coloquei os retalhos e as canetas para tecido. Os retalhos vêm assim enroladinhos e amarrados. Fiz rolinhos com os que já havia utilizado e também com pedaços maiores de tecidos.
A terceira gaveta ficou com a caixinha de costura, além de itens variados, como o estoque de bastões de cola e minha (amada) etiquetadora.
Para a quarta e última gaveta de plástico foram itens pequenos que estou guardando para usar em futuros projetos: cápsulas de café vazias, fio elétrico, plug e interruptor, retalhos de contact, etc.
Ainda fazem parte da minha nova área de artesanato uma caixa de cereal que virou repositório de papéis pequenos e as gavetas da minha mesa. Estes mostrarei no próximo post.
Contem pra mim, de que modo vocês organizam materiais em casa/no atelier?