O Advogado

Acho que poucas profissões são tão controversas no Brasil quanto a do advogado.

As piadas chamando advogado de ladrão são inúmeras. Garotas de programa quando resolvem fazer faculdade decidem cursar o que? Direito. Até com o próprio cliente advogado se dá mal – tem sempre no jornal o caso de um criminalista morto em queima de arquivo.

Mas apesar de tudo, foi essa a profissão que escolhi.

O primeiro advogado na família foi o pai da minha mãe. Nasceu pobre em Minas Gerais e foi o único dos 5 irmãos a fazer faculdade. Na geração do meu pai foram 3 os irmãos que se formaram em Direito, meu pai encabeçando a fila. Na minha geração somos 4 advogados.

Aos 16 anos, quando fiz vestibular, não via a carreira jurídica como opção. Me formei em Educação Artística. Uns poucos anos de trabalho como professora me levaram à faculdade de Direito. Por mais que goste de dar aulas, me encontrei como advogada.

O mundo não é um lugar justo. Na natureza vence o mais forte e seria assim também em sociedade se não houvessem direitos estabelecidos e pessoas dispostas a brigar para que eles prevaleçam. É isso que fazem o Direito e os advogados.

As leis tornam o mundo um lugar mais seguro e previsível. São as regras do jogo. Todo mundo tem que jogar de acordo com as regras. Se uma delas for quebrada, violando o direito de alguém, o jogador que não jogou corretamente sofrerá as consequências. O advogado é quem irá garantir que isso aconteça.

Sempre que ouço dizer que Fulano deveria ir direto pra cadeia pelo crime que (dizem que) cometeu, pergunto: se seu filho fosse acusado de ter cometido o mesmo crime, você não faria questão que ele tivesse um julgamento justo? Só filho dos outros não merece ser julgado para que se decida se deve ser punido ou não?

Infelizmente é assim que a sociedade vê o advogado e o trabalho que ele faz. Ainda assim, acredito no Direito e me orgulho da profissão que abracei. Não há prazer maior do que terminar um processo sabendo que ajudei uma pessoa ou uma família.

Hoje, 11 de agosto, é o Dia do Advogado. Livre-se dos pré-conceitos que você tem e parabenize um advogado por ajudar a fazer do mundo um lugar melhor. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *