Professor

Outubro tem Dia das Crianças, mas também tem Dia dos Professores. O primeiro é um bom negócio para o comércio e está por aí anunciado nas TVs e nas lojas. Já o professor anda com tão pouco valor no Brasil que nem o comércio se importa.

Eu sou professora com muito orgulho.

Me formei no antigo Normal aos 16 anos de idade. Também cursei Educação Artística e dei aulas por 10 anos. Parei quando estava no meio do curso de Direito. Fui estagiar com meu pai e passei muito tempo fora da sala de aula. Voltei anos mais tarde para dar aulas de inglês, o que faço até hoje.

É simplesmente mágico o que acontece na sala de aula. Eu e você somos o resultado do que aprendemos com cada um dos professores que tivemos no jardim de infância, na escola e na faculdade. Foram eles quem nos mostraram e nos fizeram compreender o mundo, a natureza e o ser humano. O professor tem a capacidade de fazer o aluno amar ou odiar matemática, história ou física. Muitas vezes nossos professores são melhores modelos de pessoas que nossos pais.

Então por que um profissional tão importante perdeu o valor neste país?

Existem cada vez menos jovens interessados em serem professores. É comum que em escolas públicas faltem profissionais de algumas cadeiras. Os que persistem nas salas de aula são submetidos a estresse, constrangimentos e violência. Como chegamos nesse ponto?

Não sei, só sei que precisamos mudar.

Precisamos ensinar às crianças que o professor é muito importante e merece respeito. Precisamos dizer aos nossos dirigentes que o professor merece salários melhores. Precisamos voltar a ver esse profissional com a mesma admiração que víamos através de nossos olhos infantis.

Comece a mudança na sua vida e ela se espalhará pelo país. Este ano presenteie um professor no dia 15 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *