Planeje sua Black Friday

Novembro chegou e no final do mês teremos a tão esperada Black Friday. O costume é bem antigo nos Estados Unidos, mas no Brasil não tem muito tempo que foi adotado pelo comércio.

Nos Estados Unidos a coisa é séria. Não são todas as mercadorias que têm os preços reduzidos. As lojas selecionam alguns produtos para vender com desconto, e alguns desses descontos são muito bons.

No Brasil a coisa até vem ficando mais séria, mas nos primeiros anos foi uma enganação só. As lojas aumentaram os preços para na Black Friday voltar aos valores normais e dizerem que estavam vendendo com desconto. Os consumidores reclamaram, o PROCON entrou em cena e depois o comércio começou a dar descontos de verdade.

A Black Friday pode trazer excelentes oportunidades de consumo, mas é preciso tomar cuidado para não fazer disso uma cilada. A seguir darei algumas dicas para você se planejar com antecedência e tirar proveito da oportunidade.

1- tome nota do que está precisando comprar para você, para a família ou para a casa

Ofertas anunciadas são a maior armadilha para compras por impulso. Você nem está precisando de um tênis novo, mas acaba comprando só porque recebeu um email anunciando promoção.

Você dá muito duro pra ganhar dinheiro. Não vai gastar ele à toa, né? Comece hoje mesmo a fazer uma listinha de coisas que PRECISA. Cada coisa que for lembrando, anote. Quando for às compras na Black Friday, limite-se aos itens da sua lista.

2- pesquise os preços atuais

Com a lista de necessidades em mãos, pesquise preços em lojas físicas e na internet. Tome nota do menor valor que encontrar para cada item. Só assim você saberá se os preços desses itens na Black Friday estão realmente mais baixos.

3- estipule um orçamento máximo para gastar

Sem planejar o quanto vai gastar, você corre o risco de se endividar. Não é porque está barato que vai gastar mais do que pode.

Avalie o quanto ganha, o quanto gasta com as despesas regulares e veja quanto da sua renda pode comprometer com compras extras. Não esqueça que o Natal acontecerá 1 mês depois da Black Friday, trazendo gastos extraordinários com presentes, roupas, ceia, férias, etc.

Será um bom negócio se você conseguir aproveitar a Black Friday para comprar presentes para ao menos algumas pessoas da sua lista. Como dizia minha avó, “matando dois coelhos com uma cajadada”.

4- na Black Friday, seja perseverante

Faz uns 3 anos que meu microondas quebrou e resolvemos aproveitar a Black Friday para comprar um novo. Quando o relógio bateu meia-noite comecei a tentar acessar os grandes sites de lojas virtuais e não consegui. Todo mundo estava fazendo a mesma coisa que eu e os servidores de internet deles não deram conta de todo o tráfego. Continuei tentando por mais ou menos meia hora, cansei e fui dormir. Acordei na manhã seguinte com a notícia de que meu marido, que continuou tentando acessar os sites, havia comprado um microondas por um excelente preço.

Não faça como eu, não desista logo de cara. Persevere.

Espero que estas dicas te ajudem a se planejar com antecedência para tirar proveito da Black Friday este ano.

Você costuma fazer compras nessa época? Divide sua experiência a gente nos comentários.

1 thought on “Planeje sua Black Friday”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *