Listas de tarefas para professores

No último post falamos sobre como professores podem ser mais produtivos. Ser produtivo não é apenas uma questão de fazer muitas coisas. Ser produtivo é fazer as coisas certas, no tempo certo. E como fazer isso? Com listas de tarefas.

1- Consulte os prazos

Com o calendário do colégio em mãos, verifique os prazos vencendo nos próximos 30 dias: datas limites para envio de provas, para entregas de notas, etc.

2- Relacione tudo que precisará entregar

Liste tudo que terá que fazer nos próximos 30 dias, anotando ao lado de cada tarefa a data limite.

3- Priorize as tarefas

Você pode numerar as tarefas ou passar a lista a limpo, colocando as tarefas na ordem em que pretende faze-las. O primeiro critério para priorizar é o prazo – fazer primeiro o que vencerá primeiro. Mas este não pode ser o único critério. É preciso considerar também o tempo que cada tarefa levará para ser concluída. Pode ser que você leve alguns dias para concluir alguns to-do’s, então comece a executá-los dias antes do prazo final. Modifique a ordem quando acrescentar tarefas novas ou sempre que necessário.

Dica bônus – 1, 2, 3

Antes de começar a executar as tarefas do dia, defina quais são as três que você PRECISA concluir hoje. Imprevistos sempre acontecem e podem arruinar sua programação. Então decida as 3 coisas que não pode, de jeito nenhum, deixar de fazer no dia. Comece por elas para garantir que serão feitas, aconteça o que acontecer.

Você costuma fazer listas de tarefas? Como prioriza? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *