Férias já?

Já programou as férias do final do ano? Ainda não? Como assim??? Tá na hora!

Planejar com antecedência é a chave do sucesso quando se fala em viagem. Em 2010 “arrastei” meu marido para os Estados Unidos, onde ele nunca tinha ido. Comecei os preparativos para a viagem em agosto e ainda assim tive que contratar um despachante para conseguir marcar a entrevista no consulado americado para tirar o visto. Fazendo o agendamento normal pelo site, só havia vaga para janeiro do ano seguinte! Planejando com antecedência você tem tempo para resolver imprevistos como esse.

Pra te dar uma força, preparei um roteiro curtinho:

1- Vai pra onde?

O primeiro passo é definir para onde ir. Faça uma lista de locais que gostaria de visitar e use o Google para reunir informações que te ajudem a decidir.

2- Vai como?

Escolhido o destino, descubra como chegar lá. Se a viagem for para fora do Brasil compre logo as passagens aéreas e de preferência acabe de pagar as parcelas antes de viajar. Assim não terá dívidas te esperando na volta.

3- Vai ficar onde?

Em seguida decida onde vai se hospedar: hotel, hostel, bed and breakfast, casa de parentes ou amigos. Pesquise preços e opiniões. Pelo que tenho notado, ao menos no Brasil os preços costumam ser melhores para reservas feitas através de sites como Booking do que feitas diretamente com o hotel.

4- Vai fazer o que?

Agora vem a parte divertida: decidir os passeios que vai fazer e os locais que vai visitar. O site Trip Advisor será muito útil nessa hora. Os comentários dos usuários vão te ajudar a decidir os melhores lugares e ainda vão te fornecer informações sobre horários de funcionamento e até melhores épocas para visitar praias e outras atrações naturais.

Foi assim que planejei o que fazer em Porto de Galinhas. A programação que montei, toda baseada em informações obtidas no Trip Advisor, agradou bastante a família.

Outra coisa útil é o Google Mapas. Utilize o recurso de rotas para saber as distâncias e tempos de deslocamento entre os locais que quer ir. Já cometi erros de planejamento antes do Google disponibilizar as rotas. Decidi que visitaria em um mesmo dia lugares muito distantes e acabei furando o roteiro.

Depois de tudo organizado, é só começar a fazer a contagem regressiva até o dia de botar o pé na estrada!

Não esquece de me contar nos comentários pra onde você vai esse ano. Vou adorar saber!

Pra ver mais algumas das minhas fotos de viagens dá uma olhada no meu Flickr e no meu Instagram.

1 thought on “Férias já?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *