Como uso bicarbonato na limpeza

Faz mais ou menos 1 ano que descobri que o NaHCO3, também conhecido como bicarbonato de sódio, pode fazer milagres na limpeza. Dá pra substituir a compra de alguns produtos de limpeza pela compra do bicarbonato e economizar bastante. Contarei a seguir o que limpo com ele em casa.

1 – banheira

Tenho banheira de fibra e o bicarbonato é perfeito para limpar sem esforço e sem estragar o material. Misture porções iguais de bicarbonato e detergente neutro, aplique na banheira e deixe agir por alguns minutos. Antes de enxaguar, esfregue um pouco com aquela esponja prateada que não risca.

2 – geladeira

Coloque na geladeira um pote com bicarbonato para remover qualquer odor desagradável.

3 – pia

A pia da cozinha entupiu? Jogue bicarbonato no ralinho e por cima, vinagre de álcool. A mistura irá efervescer e desentupir.

4 – garrafas

É impossível alcançar e limpar com esponja o fundo da maioria das garrafas que a gente usa pra levar água, não é? Coloque bicarbonato na garrafa, despeje água morna, tampe e misture. Deixa agir por uns minutos e depois enxague.

5 – xícaras ou garrafas térmicas manchadas com café

Mesmo a melhor louça vai ficando escura quando usada regularmente para beber café. Despeje bicarbonato, acrescente água morna, misture e deixe agir por vários minutos. Enxague e se necessário repita a operação até que a xícara volte a ter a cor original.

6 – colchão

Colchão sempre vai acumulando manchas de suor e pode ficar com cheiro meio desagradável. Polvilhe bicarbonato sobre o colchão e deixe agir por alguns minutos. Retire o pó com aspirador. O bicarbonato também é excelente para absorver umidade se o colchão for molhado acidentalmente.

7 – remoção de odores de roupas, móveis, tapetes, etc

Misture em um frasco com borrifador: 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1/4 de copo de álcool, 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Borrife em qualquer coisa que não estiver cheirando bem: sofá, colchão, tapete ou carpete, tênis, cama de cachorro, roupa, etc. Em estofados, não exagere na quantidade para não deixar úmido demais, ou o estofado poderá mofar.

Você usa bicarbonato de modo diferente? Compartilha nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *