Como ser um professor produtivo

Professor trabalha muito. É plano de curso pra montar, aulas pra preparar, provas pra corrigir, notas pra lançar. E geralmente tudo isso pra cada uma das várias turmas que o professor tem. Com tudo isso, como ser produtivo e ainda sobrar tempo pra vida social?

Tendo foco.

Nosso cérebro consegue permanecer concentrado em uma mesma tarefa por 90 minutos. 1 hora e meia é tempo suficiente pra fazer muita coisa, se o foco for total. No entanto, vivemos uma época com muitos estímulos e muita informação. Tudo isso vem fazendo com que a gente desperdice essa janela de 90 minutos de concentração. Professores não são diferentes dos seres humanos normais rsrs

O professor senta e começa a preparar uma aula. 15 minutos depois o celular notifica uma “mention” no Facebook. Ele se esforça e consegue resistir à vontade de dar uma olhadinha na tela. 1 minuto depois vem a notificação de um “like” no Instagram, ao que ele bravamente consegue resistir. 4 minutos depois o computador notifica a chegada de um email. Aí a determinação do nosso professor cai por terra e ele vai olhar o email, pensando que pode ser alguma informação importante da escola.

Em quanto tempo a janela de concentração de 90 minutos foi quebrada?

a) 20 minutos (quando parou para olhar o email)

b) 16 minutos (após a segunda notificação)

c) 15 minutos (com a primeira notificação)

Se você escolheu as opções “a” e “b”, tirou zero no teste. A concentração foi para o espaço com a notificação do Facebook. Quando veio a segunda notificação, 1 minuto depois, o cérebro do professor sequer havia tido tempo para focar novamente no que estava fazendo.

Nosso cérebro leva cerca de 15 minutos para focar em uma atividade. A cada interrupção, o cérebro reinicia o processo do zero e leva os mesmos 15 minutos para focar novamente. E com as notificações nossas de cada dia, a produtividade do professor vai pro saco.

Então como quebrar esse ciclo de interrupções que leva à falta de produtividade? Deixando o celular desligado ou desativando as notificações. Você, professor, viveu anos da sua vida sem estar conectado ao celular 24 horas por dia (lembra do tempo em que a gente desligava o celular antes de dormir?). Garanto que o mundo não irá acabar se você desligar as notificações por 90 minutos. Alguns aparelhos permitem que desabilite as notificações por um tempo pré-determinado. Se o seu não possuir essa funcionalidade, desative manualmente e marque 90 minutos no cronômetro. Ao final desse tempo, levante, estique as pernas, confira as mensagens no celular, dê um tempo de 5 a 10 minutos, e volte ao trabalho por mais 1 hora e meia.

Não é fácil ser produtivo, mas existem técnicas e recursos que podem fazer toda diferença na sua vida profissional (e pessoal). Acompanhe os próximos posts para receber mais dicas e me conte nos comentários se você é professor e como faz para ser produtivo.

2 thoughts on “Como ser um professor produtivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *