Bebida natalina: Eggnog

Enfim dezembro, mês do Natal, que eu A-D-O-R-O! A partir de hoje este blog entra oficialmente em ritmo de Natal. Para começar, uma receita de bebida típica.

Quando era criança minha avó costumava fazer gemada, mas não tinha uma época própria para isso. Fazia quando desse vontade. Anos mais tarde conheci uma bebida semelhante chamada eggnog, que nos Estados Unidos é consumida somente na época de Natal. Tipo rabanada no Brasil rsrs Nos Estados Unidos dá pra comprar eggnog pronto em caixinha tipo tetrapak. Mas se você não mora naquele país e quer incorporar a bebida às suas tradições natalinas, é só acompanhar a receita.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de leite
  • 1 + 1/3 xícara de açúcar
  • 12 gemas de ovos
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • noz moscada ralada a gosto

Modo de fazer: 

Em uma panela, misture o leite e o açúcar e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver (1 a 2 minutos). Reserve.

Em uma tigela grande despeje as gemas e bata. Sem parar de misturar, acrescente o leite ainda quente, devagar e uniformemente. Se jogar o leite de uma só vez, as gemas cozinharão.

Coloque a mistura de volta na panela e leve ao fogo médio/baixo mexendo com frequência até que a mistura fique grossa o suficiente para cobrir a colher (20 a 25 minutos). Não deixe ferver.

Quando a mistura ficar grossa, transfira para uma tigela, coando com uma peneira. Em seguida acrescente o creme de leite. Deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira, coberto com filme plástico.

Na hora de servir, polvilhe noz moscada em cima. Se gostar de canela, polvilhe também.

Feliz Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *