5 dicas para não jogar comida fora

No último post falamos sobre o desperdício de alimentos. Hoje queria falar um pouco mais sobre isso, desta vez te dando dicas práticas pra não precisar jogar comida fora. Continua lendo.

1- cebola e alho

Eu costumava guardar estes alimentos na geladeira, achando que assim durariam mais. Estava enganada. Se vão para a geladeira, acabam estragando mais rápido. Além disso, a cebola deixa cheiro ruim. Deixe os dois fora da geladeira, em uma cestinha, ou mesmo na fruteira.

2- batata

Este é outro alimento que não deve ir para a geladeira, por causa do amido, mas que eu guardava errado. Deixe as batatas na fruteira, mas longe de fontes de calor, como o fogão.

3- arroz velho

Arroz fresquinho é tudo de bom, né? Mas nem por isso você precisa jogar fora o arroz velho. Coloque em um recipiente de vidro, acrescente um fio de água filtrada e aqueça um pouco no microondas com o recipiente semi-tampado. Retire do micro, misture e volte a aquecer por mais uns segundos. Fica como arroz novo!

4- ervas frescas

Eu comprava ervas frescas, como salsa, hortelã, manjericão, usava por uns 2 dias e acabava tendo que jogar o restante fora porque murchava. Até que aprendi que dá pra congelar. Higienize as ervas, seque e coloque em sacos plásticos com fecho (aqueles zip-alguma coisa). Quando for utilizar, retire o saquinho do freezer, pegue a porção necessária, feche e volte com ele para o freezer. As folhas não ficam bonitinhas depois de serem descongeladas, então não dá, por exemplo, pra usar o manjericão pra enfeitar o prato. Mas como o sabor fica perfeitamente preservado, dá pra usar em receitas cozidas ou mesmo bater no suco.

5- pão francês

Não tenho paciência de ir na padaria pela manhã pra comprar pão francês todo dia. Então comia o pão no dia da compra e no dia seguinte fazia torradas. O que não fosse consumido nesse prazo ia para o lixo. Até que resolvi testar o congelamento. Funciona super bem! No mesmo dia da compra, embale um ou dois pães em um saquinho para freezer, feche bem e congele. Quando for consumir retire do saquinho, molhe um pouco os pães com água, coloque numa assadeira e leve ao forno em temperatura média-baixa. Quando sentir cheirinho de pão, está pronto.

Dica bônus

Pra terminar o post, uma dica bônus. Na cozinha o desperdício não é só de comida. A gente compra produtos em embalagens de vidro, joga fora e depois compra potes de vidro pra guardar coisas. Não compre, reaproveite os potes. Este post aqui tem uma ideia do que fazer com um vidro reaproveitado.

Como você reutiliza embalagens? Me conta nos comentários.

1 thought on “5 dicas para não jogar comida fora”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *