Se organize e pare de perder dinheiro

Aposto que você nunca pensou dessa forma: ser desorganizado pode dar prejuízo.

Se você já pagou contas em atraso porque esqueceu de pagar no vencimento, ou se já comprou novamente uma coisa que tinha porque não encontrou em casa, você sabe do que estou falando. Aconteceu com meu marido no final do ano passado. Ele precisava de um pendrive e não encontrou o dele. Passou alguns dias procurando e, acreditando que houvesse perdido, comprou outro. Dias depois fui arrumar um armário e achei o pendrive (na verdade achei mais dois outros que ele nem sabia que existiam). Esse negócio de pagar conta com atraso por esquecer do vencimento já me aconteceu e me senti péssima. Pagar juros é sempre doloroso. Pagar juros que não precisava ter pago dói mais ainda.

Mas como evitar esses pequenos prejuízos?

Para não comprar coisas em duplicidade você precisa adotar pra vida aquele princípio da organização que diz: cada objeto tem sua “casa”. Isso quer dizer que cada um dos seus pertences precisa ter um lugar definido para ser guardado. Utilizando o exemplo do pendrive mesmo, tenha uma gaveta ou caixa na sua mesa para guardar os pendrives. Usou, volta com ele para o mesmo lugar. Você perde as coisas em casa quando elas não têm lugares certos e acabam indo parar em qualquer canto. A setorização também ajuda muito. Você tem só um pendrive e não vai ocupar uma gaveta inteira só pra ele. Então crie a gaveta de equipamentos de informática onde você irá guardar o pendrive, o mouse sobressalente, o cabo USB, a bateria extra para o notebook, etc. Se precisar de um item de informática você procura naquela gaveta. Não está lá, então é porque você não tem e precisa mesmo comprar.

Para nunca mais esquecer de pagar uma conta no vencimento, tenha todas anotadas na agenda do celular. Se você é daquelas pessoas que esquecem de olhar a agenda, marque um lembrete sonoro. Vale também anotar no app de tarefas ou mesmo em um calendário de mesa que fique bem visível. Tem famílias que deixam as contas a pagar presas na porta da geladeira como forma de lembrete, mas esse sistema é falho. Às vezes a conta não chega – isso não te isenta de ter que pagar na data do vencimento – e está cada vez mais comum receber contas por email. Os lembretes no celular não têm esses problemas.

Você já perdeu dinheiro por ser desorganizada? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *