Planeje sua aposentadoria

Eu queria que quando comecei a trabalhar alguém houvesse me dito isso que vou te dizer agora:

NÃO CONTE COM O INSS PARA SE APOSENTAR!

Aos 16 anos consegui meu primeiro emprego de carteira assinada e assim ingressei no sistema da Previdência Social. Naquela época acreditei que se continuasse trabalhando desse modo pelos anos seguintes, um dia iria me aposentar e todos os meses o benefício pago pelo INSS garantiria minha subsistência. Ah como estava enganada!

A verdade é bem diferente. Por diversos motivos a Previdência não arrecada o suficiente para manter o sistema. Além disso a constituição da população brasileira mudou. Nasce menos gente e os idosos vivem muito mais. Por tudo isso, com ou sem Reforma da Previdência, a expectativa para os próximos anos é que os aposentados acabem ganhando 1 salário mínimo – isso se o Poder Público não conseguir um modo de pagar menos que isso.

E que idoso consegue viver decentemente com 1 salário mínimo?

A saída é planejar você mesmo sua aposentadoria.

Como? Você pode (e deve) começar seguindo os passos que expliquei neste post aqui para em primeiro lugar planejar suas finanças atuais. Para fazer planos futuros que envolvam guardar dinheiro, você precisa fazer com que exista dinheiro para ser guardado.

Leia e estude sobre investimentos. Quanto mais conhecimento tiver sobre esse assunto, melhores escolhas fará.

Se você for o tipo de pessoa que não tem disciplina para guardar dinheiro, aconselho que contrate um plano de previdência privada. Assim todos os meses o valor já será descontado da sua conta quando cair o salário, acabando com a tentação de gasta-lo com outra coisa.

Mas antes de escolher o plano de previdência privada, peça esclarecimentos detalhados sobre as taxas cobradas e a rentabilidade. Delegar a administração do seu dinheiro a outra pessoa (o banco ou a corretora) tem um custo pelo serviço, pago através das taxas.

Não fique achando que agora é tarde, que você já está velho demais para planejar sozinho sua aposentadoria. Pode até ser que já não dê mais tempo de formar uma reserva milionária para garantir sua velhice, mas ter algum dinheiro guardado para complementar o que receber do INSS é melhor que não ter nenhum.

Quais são seu planos para a aposentadoria? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *