Planeje o Natal

Não sei vocês, mas pra mim já é Natal quando ouço a música do comercial da Leader 😄 Então que tal planejar com antecedência e poder aproveitar sem estresse quando o Natal chegar de verdade? Basta seguir esses 4 passos:

1- Planeje o orçamento

Natal é uma festa maravilhosa, em que comemos comidas especiais e nos deleitamos dando presentes para os entes queridos. Mas toda essa alegria vai embora no Ano Novo se a gente se descontrola e gasta demais. Planejando quanto irá gastar, você poderá evitar entrar no próximo ano já com dívidas.

Avalie o total que poderá gastar, de preferência sem fazer parcelamentos no cartão de crédito. Com esse valor em mente, divida quanto irá para os presentes, quanto irá para a decoração, para a ceia, para as “caixinhas” de Natal, etc. Pense em todas as despesas que teve ano passado para não deixar nada de fora no orçamento desse ano.

2- Planeje os presentes

Você já definiu quanto irá gastar com presentes. Agora é hora de decidir com quem e quanto. Faça uma lista com todas as pessoas que gostaria de presentear. Leve uns 3 dias fazendo a lista, assim você vai lembrando das pessoas e não deixa ninguém de fora.

Quando sentir que concluiu a lista, divida o valor designado para presentes e descubra quanto gastará com cada um. A lista é sua, então sinta-se à vontade para designar valor maior para uma pessoa especial e menor para outra não tão especial. Para meu marido compro presente, para os outros membros da família, lembrancinhas.

Valores estipulados, pegue a lista e vá às compras. Não deixe pra fazer isso quando faltarem poucos dias para o Natal. As lojas estarão mais cheias e os preços mais altos.

3- Prepare a casa

É muito comum que as famílias recebam parentes no final do ano, seja para passar uns dias, seja para pernoitar no Natal. Não deixe para pensar nisso na véspera. Decida o que será necessário limpar/comprar/organizar para receber as visitas e organize um cronograma de tarefas para não ter que fazer tudo na última hora.

4- Planeje a ceia

Você vai fazer a ceia em casa? Vai pra casa da sogra dia 24, mas vai almoçar em casa dia 25? Decida com antecedência a programação de Natal.

Tudo decidido, vamos voltar ao orçamento que você elaborou no passo 1. Sabendo o que irá fazer e quanto irá gastar na ceia, planeje a lista de ingredientes e comece a comprar hoje mesmo. Quando for ao mercado para suas compras da semana, leve a lista de ingredientes para a ceia e compre os não perecíveis que estiverem com bons preços. Congelados também. Deixe para a última hora só o que for fresco. Você gastará menos e evitará o estresse dos mercados cheios na véspera do Natal.

Você se planeja com antecedência para o Natal? Conta pra gente nos comentários. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *