Estude melhor com a Técnica Pomodoro

Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Eu já tinha ouvido falar, mas faz pouco tempo que comecei a usar. E gostei!

Nosso cérebro possui um limite de tempo para se manter focado em uma tarefa. Esse tempo é bem curto nas crianças e vai aumentando à medida que elas crescem. Depois que a janela de concentração fecha, a gente pode até conseguir se manter naquilo que está fazendo, mas nosso cérebro “dá uma passeada”. Se a gente está estudando, o que for lido enquanto o cérebro “está passeando” simplesmente não será apreendido.

Para voltar a se concentrar o cérebro precisa de um intervalo. É aí que a Técnica Pomodoro se revela útil.

Explicando rapidamente, a Técnica Pomodoro consiste em ajustar um timer para 1 pomodoro (25 minutos) e se dedicar ao estudo como se não houvesse amanhã. Quando tocar o timer, você deverá ajusta-lo novamente para um intervalo de 5 minutos e descansar o cérebro, o que se faz mexendo o corpo. Levante, vá beber água, esticar as pernas, alongar… Ao final do intervalo ajuste o timer para mais 1 pomodoro e mergulhe novamente no estudo. Após outro intervalo de 5 minutos, outro pomodoro, mais um intervalo de 5 minutos e outro pomodoro, faça um intervalo de 20 minutos.

Deu pra entender? 25 minutos, 5 minutos, 25 minutos, 5 minutos, 25 minutos, 5 minutos, 25 minutos, 20 minutos.

Antes de começar a empregar a Técnica, desligue as notificações do celular e do computador. Olhar notificações e redes sociais é proibido mesmo durante os intervalos. Se a gente olha uma única notificação no intervalo, acaba olhando outra, e entrando no Facebook “só pra dar uma olhadinha rápida” e lá se foram 10, 15 minutos. Além disso, olhar rede social não descansa o cérebro. Para que o cérebro retorne ao foco total no pomodoro seguinte, a gente precisa mexer o corpo, fazer o sangue circular.

Para melhores resultados, avise às pessoas ao seu redor que estará usando a Técnica Pomodoro e peça para só falarem com você quando estiver nos intervalos.

Desse modo, seu cérebro terá condições de apreender tudo que você estudar, o que tornará sua aprendizagem muito mais efetiva.

Vai experimentar estudar usando a Técnica Pomodoro? Depois conta pra gente como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *