5 dicas para quem quer cozinhar em casa

Se você leu o último post, se empolgou com os números da minha economia quando parei de comer na rua e passei a cozinhar em casa, e quer economizar também, tenho 5 dias que irão facilitar sua vida. Olha só.

1- planeje o cardápio da semana

Sim, eu sei que já dei essa dica em outro post, mas ela também é válida para facilitar sua rotina de cozinheira. Vou confessar que é difícil ter criatividade para variar os pratos sempre e se você deixar pra pensar no que vai fazer só na última hora, fica mais difícil ainda.

2- tenha um caderno de receitas

Ele será sua fonte de consulta quando for elaborar o cardápio! E ter um “caderno eletrônico” é ainda melhor. Faz tempo que guardo minhas receitas no Evernote, um aplicativo gratuito para armazenamento de informações. Ele é dividido em cadernos e você pode ter vários. Tenho um chamado Receitas e salvo lá todas as receitinhas boas que encontro pela web. O Evernote também possui um sistema de tags que você pode utilizar para classificar as receitas por ingredientes, por exemplo (peixe, frango, carne de vaca, etc), ou por tipo (entrada, prato principal, acompanhamento, etc).

3- cozinhe a mais

Mas isso não vai contra tudo que você vem falando sobre evitar o desperdício? Não se você congelar. Vai preparar lasanha para o jantar? Monte duas e coloque uma no freezer. Planejou fazer rocambole de carne? Faça dois e congele um. Assim você sempre terá alguma coisa pronta pra só precisar esquentar naquele dia em que chegou em casa morta de forme.

4- cozinhe feijão e arroz com antecedência

Essa dupla é a base da alimentação em muitos lares brasileiros, né? Se é assim na sua casa, prepare com antecedência. Cozinhe logo 1kg de feijão, tempere, divida em potinhos com as porções do tamanho necessário para uma refeição da sua família (2, 3, 4, 6 pessoas) e congele. Cozinhe um panelão de arroz e do mesmo modo divida em porções para uma refeição. Retire do freezer um potinho de cada alimento pelo menos 8 horas antes do momento em que pretende consumir. Deixe descongelando na parte baixa da geladeira e antes de comer só precisa esquentar. Ao esquentar o arroz no microondas, acrescente um fio de água e mexa na metade do tempo. O arroz fica parecendo que acabou de ser cozido.

5- triture cebola e alho com antecedência

A preguiça de descascar e picar cebola e alho era um dos fatores que mais me desencorajava a cozinhar em casa. Acabei com esse problema passando a triturá-los com antecedência. Tire um dia para deixar os temperos preparados para toda a semana. Tente estimar a quantidade que será necessária. Eu não pico nem cebola, nem alho. Tiro as cascas das cebolas, corto em cruz e trituro no microprocessador. Depois armazeno em um pote de vidro bem fechado e coloco na geladeira. Tem gente que adiciona óleo ou sal à cebola para aumentar a durabilidade. A cebola pura dura bem por 1 semana. O alho eu descasco e trituro, armazeno em um pote de vidro menor e coloco na geladeira. Mesmo sem acrescentar nada para conservar, ele dura até mais que 1 semana.

O que você faz que facilita a vida na cozinha? Compartilha nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *