Pier Mauá

5 dicas para planejar suas férias com eficiência

Ano terminando, férias chegando e você aí dando mole, deixando o tempo passar sem planejar o que irá fazer. Hora de mudar isso!

Tem gente que aproveita as férias para passear, outros para viajar, e outros para colocar a vida e a casa em dia. Eu gosto de fazer um pouco de cada, mas já teve época em que queria fazer um monte de coisas e o tempo acabava não sendo suficiente por falta de planejamento.

Se você também tem esse problema, as dicas a seguir podem te ajudar.

1- Avalie o tempo disponível

Abra um calendário e veja quantos dias terá de férias: 30 dias, 20, 10, 1 semana.

2- Separe períodos para cada tipo de atividade

Você quer viajar, levar os filhos para passearem, ir ao médico, organizar o armário, etc, mas não quer dedicar as férias todas a uma só dessas coisas, certo? Divida os dias. Este ano terei 19 dias de férias. 4 desses dias passarei viajando, então terei 15 dias para fazer as outras atividades.

3- Anote as atividades que quer fazer

Escreva para não esquecer nada: consultas médicas e exames, locais para visitar, passeios, filmes, arrumações e limpezas em casa. Tudo.

4- Selecione as atividades prioritárias

Depois de listar tudo, destaque as prioridades, aquelas coisas que você não pode de jeito nenhum deixar de fazer durante as férias.

5- Distribua as atividades no calendário

Comece pelas prioridades que destacou no passo anterior, estabelecendo as datas em que irá fazer. Depois encaixe no calendário as demais atividades, agrupando por conveniência.

Digamos que no dia 27 você vai ao médico que fica no bairro X. Designe para aquele dia outras atividades que possam ser feitas no mesmo bairro ou no caminho, assim você não precisa gastar seu tempo indo ao bairro X duas vezes. Se no dia 28 for organizar e limpar o guarda-roupas, não planeje atividades externas porque você ficará cansada pra isso.

IMPORTANTE: Não esqueça de incluir dias livres no seu planejamento pra dormir até tarde e ficar de bobeira. Ócio é essencial nas férias 🙂

Me conta nos comentários o que você pretende fazer nas férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *