Faça seu dinheiro trabalhar pra você

Eu adoro jogar The Sims. Se você não conhece, é um jogo em que seu personagem tem que viver a vida: comer, dormir, fazer compras, passear… Pra fazer tudo isso, você precisa de Simoleons, a moeda no jogo. Eu amava um pacote de expansão chamado Bichos de Estimação porque com ele você podia ter um pet e coloca-lo para trabalhar – e ganhar dinheiro – pra você.

Seria bom se existisse esse tipo de coisa na vida real, né? Mas existe coisa parecida. Seu dinheiro pode trabalhar – e ganhar dinheiro – pra você. O truque é investir.

Você fez o orçamento familiar, reduziu gastos e conseguiu fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Ótimo, mas não adianta pegar a grana e guardar no cofrinho. É preciso investir para fazer o dinheiro multiplicar.

Eu comecei com poupança. Separava 10% do que recebia e colocava na poupança. O dinheiro multiplicava e eu já achava ótimo, até que descobri que a poupança perde para a inflação. Embora a grana estivesse multiplicando, eu ainda estava perdendo.

Estudei um pouco sobre investimentos e aprendi que LCIs e LCAs eram melhores que poupança. Investi em LCI e foi uma delícia quando terminou o prazo de 2 anos e eu tirei bem mais do que investi.

Estudei mais e conheci o Tesouro Direto. Hoje em dia tenho parte das minhas economias em LCI e outra parte em Tesouro Direto.

Além destas, existem muitas outras opções de investimentos que atendem aos mais variados tipos de investidores. Se você tem uma grana que pode ficar investida por alguns anos sem que precise dela, pode optar, por exemplo, por um CDB. Se sua reserva tem que estar disponível para saque rápido se acontecer uma emergência, o Tesouro Selic pode ser melhor.

Não sou especialista no assunto. Na verdade me considero bem iniciante, apesar de ter começado a estudar em 2014. Mas na internet existe muito material para você ler e assistir em vídeo. Aprenda, experimente, aprenda mais, faça cursos, e coloque seu dinheiro para trabalhar. Não tem sensação melhor que consultar o extrato da conta de investimentos e ver que o saldo aumentou desde a última vez.

Você já se aventurou com investimentos? Compartilha sua experiência nos comentários. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *