Dando continuidade à série de posts para te ajudar a ser uma dona de casa melhor, hoje vou falar sobre o cronograma de limpeza.

Como contei neste post, tive grande dificuldade para me tornar dona de casa. Uma coisa muito difícil era manter o apartamento TODO limpo. Eu explico.

Era fácil lembrar de varrer o chão e lavar o vaso sanitário, porque a sujeira aparecia rapidamente. Já a bancada da cozinha, que é de pedra preta, quando eu lembrava de limpar já estava imunda! O dia que afastava a geladeira pra limpar atrás, tirava um bolo enorme de pelos de cachorro e pedacinhos de sujeira cuja origem era impossível identificar. Ficava com vergonha de mim mesma.

Parei de sentir vergonha quando descobri o cronograma de limpeza. O que é isso? Uma espécie de “escala” das tarefas de limpeza, dividida por periodicidade (diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual).

Existem inúmeros cronogramas de limpeza já prontos pela internet,  mas aqui vou te ensinar a montar o seu, personalizado para sua casa e sua disponibilidade.

Pegue papel e caneta e comece a tomar nota das tarefas de limpeza que você faz habitualmente. Não filtre, nem classifique, só anote.

Depois visite cada cômodo da casa e analise as tarefas que são necessárias: tirar as coisas guardadas sob a cama e limpar, passar aspirador no sofá, limpar atrás da geladeira, etc.

Inclua tarefas de manutenção, como limpar os filtros do ar condicionado e do exaustor da cozinha, lavar as paredes (isso pode adiar por muito tempo a necessidade de renovar a pintura), adubar as plantas, etc.

Você pode levar uns dois ou três dias fazendo essas anotações. A gente não pensa em tudo imediatamente, mas aos poucos vai lembrando.

Quando terminar de listar, é ora de classificar. Pegue 6 novas folhas de papel e escreva em cada uma DIÁRIO, SEMANAL, QUINZENAL, MENSAL, SEMESTRAL e ANUAL. Vá analisando as tarefas e distribuindo entre as folhas, conforme a necessidade na sua casa. Se sua família é grande e divide um único banheiro, pode ser necessário limpar o vaso e a pia diariamente; se são só você e seu marido, a limpeza semanal pode bastar. Se você tem gatos, aspirar o sofá pode ser semanal; se não tem pode ser mensal.

Quando você mesma monta o cronograma, tem essa liberdade de personalizar. Mas também pode pegar um cronograma pronto e adaptar. Aos poucos vá modificando suas listas, movendo tarefas entre elas, acrescentando novas, conforme a necessidade.

Mantenha o cronograma sempre à mão para consultar. Pode anotar no seu bullet journal, na agenda, ou no Evernote. Se você mudar de casa, a família aumentar, o tempo disponível diminuir, vá adaptando o cronograma às novidades porque ele é dinâmico.

Você já conhecia o cronograma de limpeza? Utiliza? Vai experimentar? Me conta nos comentários.