Aprenda de tudo no YouTube

Aprendi com minha avó o básico para a vida adulta. Ela me ensinou a importância de arrumar a cama todos os dias, ensinou cozinhar arroz e feijão e usar máquina de lavar. Depois que saí de casa precisei aprender mais coisas e tive ajuda de outras pessoas. Uma amiga me ensinou como lavar sapatos e minha madrinha me ensinou a fazer nhoque em casa (ela era filha de italianos). De uns anos pra cá “substituí” todas essas pessoas pelo YouTube.

Quando o YouTube surgiu era um negócio quase inútil. Cada vídeo só podia ter uns poucos segundos. Os vídeos demoravam muito para baixar na máquina pra gente assistir e travavam o tempo todo. Subir um vídeo, então, era quase impossível. E a quantidade de vídeos disponíveis era muito pequena. Me inscrevi no YouTube, mas por um tempo troquei pelo Vimeo, que funcionava melhor. Hoje em dia não consigo imaginar meus dias sem o YouTube.

Descobri com meu sobrinho que o site de vídeos poderia ser fonte de informação, além de entretenimento. Dei uma caixinha quebra-cabeças e o desafiei a conseguir abrir. Depois de muito tentar, resolveu buscar um tutorial no YouTube e achou! (Mas nem assim conseguiu abrir a caixa.)

Depois disso eu resolvi experimentar o YouTube para aprender algo. Ganhei um abridor de latas americano, daquele que gira. Achei que houvesse aprendido a usar, mas quando cheguei no Brasil descobri que não. Pensei: será que tem vídeo ensinando isso? Tinha e aprendi a usar o abridor.

Desde então já aprendi um monte de coisas no site: como fazer diversos DIYs, pratos diferentes, produtos de limpeza caseiros, truques para tirar manchas. Até a maquiagem que usei no meu casamento aprendi a fazer no YouTube.

Se você ainda não havia descoberto essa utilidade do YouTube, te convido a experimentar. Deixarei a seguir uma lista de canais legais onde sempre aprendo coisas novas. Pode ser que alguns deles sejam úteis pra você também.

A Dica do Dia – truques para resolver todo tipo de problema doméstico

Amigo Gringo – dicas para quem vai passear nos Estados Unidos e também para melhorar seu inglês

Brainstorm Tutoriais – edição de vídeo

Corrida Perfeita – para começar a correr ou melhorar sua técnica de corrida

Diycore – design e decoração

GTD Brasil – Getting Things Done método de produtividade

Me Poupe! – finanças e investimentos

Tu Organizas – organização de casa e artesanato

Tem algum canal pra indicar? Conta nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *