5 formas de evitar (ou ao menos reduzir) o desperdício de alimentos

No último post conversamos sobre o desperdício de alimentos e o impacto que isso tem no mundo. Não leu ainda? Então clica aqui. Hoje vou te dar dicas simples pra evitar, ou ao menos reduzir, o desperdício de comida na sua casa.

1 – Planeje o cardápio de semana

Eu não planejava o que iria cozinhar. Simplesmente ia pro mercado e comprava o que dava na telha. Levava alguns itens em excesso e ficava com outros faltando para fazer um determinado prato. Os que comprava demais, acabavam estragando. Consegui reduzir bastante o desperdício em casa quando passei a elaborar o cardápio da semana seguinte.

2 – Limpe a geladeira uma vez por semana

No dia em que for elaborar o cardápio, limpe a geladeira. Ao fazer isso, verifique o que já tem para incluir no menu. Liste para comprar mais o que não tem quantidade suficiente, conforme os pratos que vai fazer. Coloque na parte da frente das prateleiras itens cuja validade está próxima de terminar para que sejam consumidos primeiro.

3 – Limpe a despensa e o freezer uma vez por mês

As coisas guardadas nesses lugares duram mais do que as que ficam na geladeira, por isso a frequência não precisa ser a mesma. Quando estiver tudo limpo e for colocar a comida de volta, verifique os prazos de validade. Mantenha juntos os produtos do mesmo tipo e na frente aqueles cuja data de validade terminará primeiro.

4 – Guarde grãos e farinhas em potes bem fechados

Naquela época em que eu não planejava o cardápio, ficava com sacos de grãos ou farinhas muito tempo no armário. Às vezes dava caruncho em um deles (aqueles bichinhos pretinhos que surgem dentro do saco) e antes que eu percebesse, os danadinhos acabavam invadindo outros sacos. Hoje me dia mantenho tudo em potes plásticos herméticos, assim se em uma embalagem surgirem carunchos, eles ficarão presos no pote e não conseguirão atacar as outras embalagens.

5 – Não compre só porque está barato

Cresci numa época em que a inflação era apurada diariamente, não mensalmente. Minha mãe tinha o hábito de fazer estoque de comida porque em um mês o preço poderia já ter dobrado. Comecei minha vida de dona de casa fazendo o mesmo, mas a inflação era outra e a quantidade de pessoas em casa também, por isso comprar em quantidade o que estava barato acabava virando prejuízo, já que o produto estragava antes de ser consumido. Faça estoque apenas de produtos de limpeza (no último Aniversário Guanabara comprei sabão em pó e detergente líquido por preços excelentes). Compre alimentos somente à medida que for consumindo. Eu, por exemplo, não tenho em casa mais do que 2 tipos de fruta por vez, porque acabo não comendo tudo e algumas estragam.

Você tem outras dicas para evitar o desperdício? Compartilha nos comentários!

1 thought on “5 formas de evitar (ou ao menos reduzir) o desperdício de alimentos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *